Logo -
sombra

Campeões do Freio de Ouro 2016 sobem ao pódio neste domingo

27 DE AGOSTO DE 2016 - ATUALIZADA EM 27 DE AGOSTO DE 2016 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

Tudo pronto para a consagração dos campeões da temporada. No primeiro dia rumo à grande final eles eram 95. De lá para cá alguns ficaram pelo caminho e neste sábado (27), 28 conjuntos foram escolhidos para voltar à pista Crioula no tradicional domingo do Freio de Ouro. A expectativa é sempre forte, mas a cada ano se renova sob a forma de novas apostas. Até agora a disputa vem sendo ponteada pela fêmea Farrera de Los Campos e pelo macho Harmonia Temprano, Freio de Prata 2015. Mas quando o assunto é o cavalo multifuncional, tudo é possível e o resultado sempre é traduzido em superação.


 


Juntos eles vem, cada um em sua categoria, capitaneando as placas desde o começo da etapa funcional. As tabelas, inclusive, apresentam outra semelhança entre matrizes e reprodutores, o encalço. Em ambas divisões, a segunda posição também se mantém a mesma com - Natividade Setembrina, da Cabanha Sossego, São João da Aliança/GO - colada em Farrera, da Estância Vendramin, de Ponta Grossa/PR, enquanto, - PN Cambiasso, da Cabanha Positivo, de Portão/RS - segue sem arredar o pé de perto de Temprano, da Harmonia Agricultura e Pecuária Ltda, de Santa Vitória do Palmar/RS.


 


Fortes emoções


As alternâncias de posição, obviamente comuns em seleções como a do Crioulo, são presenças sempre marcadas. Agora, entretanto, das 43 éguas e dos 40 machos que estiveram em pista na véspera da grande decisão, somente 14 de cada categoria retorna à arena Crioula do Assis Brasil na busca pela consagração durante a 39ª Expointer.


 


Na avaliação do jurado Mateus Gularte - responsável por comandar as placas juntamente com Rodrigo Albuquerque Py e Vinícius Guedes de Freitas - a uma primeira fase foi bem concorrida e algumas das éguas que saíram com uma boa morfologia estão ponteando. “Esperamos para amanhã que elas mantenham o nível, que é bom até aqui. Mas podemos ter surpresas, uma égua que está mais atrás pode surpreender e crescer. Dá pra dizer que nada está definido”, afirma.


 


No julgamento dos garanhões, Thiago Schilling de Ávila, considerou o embate bastante acirrado tanto na Mangueira quanto no Campo. Ao se referir ao grau de dificuldade imposto pelo gado, Ávila disse que a expectativa para o desfecho está nas performances com maior capacidade de improviso dos cavaleiros aliada à boa doma dos animais. “Vamos continuar a ver boas provas, mas o ginete que entrar mais concentrado, com mais gana pode fazer a diferença. Assim como aquele calmo e em segurança também poderá ser decisivo na hora de tirar o melhor desempenho”, fala o criador que forma o trio de jurados com Leandro Amaral e Telmo Raimundi Ferreira.


 


Desfecho da temporada


Somente três provas separam os finalistas de cada categoria da formação do pódio ciclo. Uma nova oportunidade na Mangueira, somada às boas performances da Bayard-Sarmento e a finalização com as paleteadas, são os últimos desafios rumo à consagração dos novos ícones da raça Crioula.


 


Confira aqui as médias e veja quais os habilitados a 2ª fase.


 


Leia também


Farrera de Los Campos e Harmonia Temprano lideram o Freio de Ouro


Avaliação morfológica aponta os primeiros líderes rumo ao Freio de Ouro 2016


 


Participe desta final


Além de acompanhar cada detalhe da prova através da transmissão on-line em nosso site, você pode também interagir com as mídias do cavalo Crioulo. Poste o seu comentário sobre a prova, envie sua dúvida sobre a raça, participe!


 


Faça parte deste momento histórico junto com a equipe no comando da transmissão da ABCCC, a apresentadora Estela Facchin e os comentaristas técnicos Cláudio Neto de Azevedo e Tiago Persici. Acesse nossas páginas no FacebookTwitter e Instagram e faça parte da final do Freio de Ouro 2016.


 


Ciclo 2016


Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o circuito do Freio de Ouro tem o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford, além do apoio de Supra e Senar.


 


A supervisão do evento está a cargo dos técnicos Adolfo José Martins Neto e Ricardo Guazelli Martins, profissionais credenciados à ABCCC.