Logo -
sombra

Avaliação morfológica aponta os primeiros líderes rumo ao Freio de Ouro 2016

25 DE AGOSTO DE 2016 - ATUALIZADA EM 25 DE AGOSTO DE 2016 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

A Expointer inicia no sábado (27), mas entre os crioulistas, o momento mais esperado da temporada ganhou vida nesta quinta-feira, 25 de agosto, com as primeiras notas da final do Freio de Ouro ecoando alto. Depois de muito empenho em criatórios nacionais e internacionais, os resultados deste ciclo podem ser conferidos de perto através de 95 finalistas que entram em pista carregando no lombo a responsabilidade de quem já pertence à elite do cavalo multifuncional. Na primeira dianteira, Carlota de São Pedro e Guapuruma Mate Amargo fazem as melhores apresentações.


 


Em sua 35ª edição, a grande decisão no tradicional Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, conta com um plantel formado por 48 fêmeas e 47 machos de propriedades do Brasil, Uruguai e Argentina. E apesar de ainda ser cedo para arriscar qualquer palpite, o que se pode ter certeza é da origem deste grupo.


 


Eles veem de um trabalho árduo, pensado minuciosamente desde a escolha do acasalamento certo e com o potencial para brilhar ao sol de Esteio. O que dizer depois desses bravos conjuntos terem enfrentado um exigente circuito de semifinais para chegar até aqui? Apenas que a primeira prova de fogo foi vencida. A caminhada até o topo do pódio se intensifica mais uma vez.


 


Volume interessante


Entre as fêmeas, uma fileira de fazer jus ao sonho de qualquer selecionador. E neste seleto grupo, a primeira a sair na frente foi Carlota de São Pedro, da Cabanha GAP São Pedro, de Uruguaiana/RS, que arrancou com 8,133 pontos na etapa morfológica.  Conforme um dos avaliadores, o criador Vinícius Guedes de Freitas, o volume acentuado de éguas com notas acima de sete chama a atenção. Ao todo 29 delas conseguiram atingir esta marca, cuja quantidade impressiona.


 


“Isso indica que a raça cresce a cada ano morfológica e funcionalmente. O Freio é uma prova completa, adorada e respeitada por brasileiros, uruguaios e argentinos”, afirma Freitas que compõe o trio de julgamento das Fêmeas, juntamente, com Mateus Gularte Silveira e Rodrigo Albuquerque Py.


 


Melhores estão contemplados


Assim, como as matrizes encheram os olhos de todos quando entraram na arena, com os reprodutores não foi diferente e a beleza Crioula também não faltou entre os garanhões. E na divisão deles, Guapuruma Mate Amargo, das estâncias Guapuruma e Tamareira, puxou a fila com a nota 8,250.


 


De acordo com o jurado Leandro Amaral - a cargo da avaliação dos Machos, com Telmo Raimundi Ferreira e Thiago Schilling de Ávila - não há dúvidas de que o afunilamento do circuito revela neste momento os exemplares de maior qualidade. “Tenho certeza de que os melhores do ciclo estão aqui correndo. O equilíbrio apresentado irá refletir em uma disputa acirrada, com muitas alternâncias de posição e definida no detalhe”, antecipa.


 


Morfologia e funcionalidade caminham juntas


Se no primeiro dia o foco do julgamento morfológico foi analisar detalhadamente as linhas, os traços, a musculatura e todos os atributos físicos que definem a tipicidade Crioula, na sequência a tônica é outra. A funcionalidade começa a ser posta à prova e, a partir desse momento, as placas começam a ser levantadas para permitir as melhores características vistas anteriormente se justificarem. Agora na prática. No desafio inicial, caminhar bem é fundamental.


 


Confira aqui as médias parciais.


 


Temporada 2016


Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o circuito do Freio de Ouro tem o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford, além do apoio de Supra e Senar. A supervisão do evento está a cargo dos técnicos Adolfo José Martins Neto e Ricardo Guazelli Martins, profissionais credenciados à ABCCC.


 


Transmissão on-line


Cada uma das decisões do cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil conta com uma ampla cobertura em nosso site, e nossas páginas no Facebook e Twitter. Através do portal da Associação é possível, inclusive, acompanhar em tempo real a transmissão ao vivo com todos os detalhes de mais este momento histórico para a raça. A apresentação conta com a jornlista Estela Facchin e os comentários dos técnicos Thiago Persici e Cláudio Neto de Azevedo.


 


Programação


Quinta-feira 25/8


8h30min – Morfologia do Freio de Ouro (Fêmeas)


13h30min – Morfologia do Freio de Ouro (Machos)


18h às 20h – Exame de admissão Morfologia


21h – Leilão Estância Vendramin (Trajano Silva Remates)


 


Sexta-feira – 26/8


7h – Andaduras/Figura/VSP/Esbarrada (Fêmeas)


12h15min - Andaduras/Figura/VSP/Esbarrada (Machos)


21h – BT a Marca da Função (Premier e Tellechea e Bastos Leilões)


 


Sábado – 27/8


8h – Prova de Mangueira – 1ª fase (Fêmeas e Machos)


14h – Prova de Campo – 1ª fase (Fêmeas e Machos)


21h – Remate anual da Cabanha Santa Angélica (Trajano Silva Remates)


 


Domingo – 28/8


12h30min – Solenidade de Abertura do Freio de Ouro


13h – Prova de Mangueira – Etapa final do Freio de Ouro


14h45min – Prova Bayard/Sarmento


15h30min – Prova de Campo Finalistas


17h – Entrega de prêmios Freio de Ouro


21h – Remate Reconquista Agropecuária (Premier e Tellechea e Bastos Leilões)