Logo -
sombra

Farrera de Los Campos e Harmonia Temprano lideram o Freio de Ouro

26 DE AGOSTO DE 2016 - ATUALIZADA EM 26 DE AGOSTO DE 2016 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

Uma maratona de quase 11 horas praticamente ininterruptas e um calor intenso marcou o começo da etapa funcional da decisão da temporada no dia no qual os termômetros em Esteio/RS chegaram a marcar 31° na tarde da sexta-feira (26). Mas, diferentemente de outros momentos do circuito do Freio de Ouro, quando a chuva e a pista pesada foram um adversário extra, o sol intenso e o calor caracterizaram o teste adicional a ser superado no segundo dia de julgamentos na arena do cavalo Crioulo na Expointer. Em sua 35ª edição, a final segue agora com 90 candidatos ao título, capitaneados por Farrera de Los Campos e Harmonia Temprano.


 


Somente na categoria Fêmeas, foram necessárias cinco horas e meia para avaliar o plantel de 48 matrizes. Mal o dia tinha raiado e lá estavam as concorrentes a postos. Eram 7h quando o primeiro conjunto foi autorizado entrar na arena. A cada performance, crescia a certeza do equilíbrio do grupo que fechou o dia com Farrera de Los Campos, da Estância Vendramin, de Ponta Grossa/PR, no topo da tabela.


 


Conforme o jurado Rodrigo Albuquerque Py, apesar de Farrera  ter aberto uma pequena vantagem ao somar 20.183 pontos nas placas, diante dos 19.558 de Natividade Setembrina, na segunda posição, a percepção mais forte na etapa das Andaduras foi a nivelamento.


 


A expectativa fica pelo novo aumento do grau de dificuldade, imposto pelas provas com gado no sábado (27).  “Todas as éguas estavam muito parelhas e com provas equilibradas. A seletiva ainda está totalmente aberta e elas prometem travar uma disputa muito acirrada”, afirma Py, que compõe o trio de avaliação com Vinícius Guedes de Freitas e Mateus Gularte.  


 


Performances mostram diferenciais


Além de enfrentar o calor mais intenso na parte da tarde, os garanhões também se diferenciaram das matrizes ao compor um grupo menos coeso, formado com performances mais variadas. Ovacionado do começo ao fim de sua prova, o Freio de Prata 2015, Harmonia Temprano, da Harmonia Agricultura e Pecuária Ltda, de Santa Vitória do Palmar/RS, foi um dos concorrentes que não deixou dúvidas a que veio.


 


Conforme explica Telmo Raimundi Ferreira - jurado na categoria com Leandro Amaral e Thiago Schilling de Ávila – nesta altura pode-se ver quais performances tem maior potencial de continuar nas posições mais altas da tabela. “Tivemos provas de muita qualidade, nas quais os cavalos se comportaram muito bem. Já foi possível ver uma diferenciação entre eles e perceber quais vieram para brigar pelo título”, aponta Ferreira.


 


Dificuldade se eleva novamente


Se o início da decisão foi mais leve, com os animais se apresentando a cabresto, no dia seguinte a funcionalidade mudou o grau de dificuldade na pista Crioula do Assis Brasil. Porém, fortes emoções aguardam quem for até o parque neste  sábado (27), pois os desafios se tornarão intensos para valer. Isso porque tudo pode acontecer quando a aptidão vaqueira do Crioulo é colocada à prova com o aparte e a pechada na Mangueira, somada à condução das vacas na Prova de Campo. 


 


Confira aqui as médias parciais.


 


Leia também


Avaliação morfológica aponta os primeiros líderes rumo ao Freio de Ouro 2016


 


Temporada 2016


Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o circuito do Freio de Ouro tem o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford, além do apoio de Supra e Senar.


 


A supervisão do evento está a cargo dos técnicos Adolfo José Martins Neto e Ricardo Guazelli Martins, profissionais credenciados à ABCCC.


 


Transmissão on-line


Cada uma das finais do cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil conta com uma ampla cobertura em nosso site e nossas páginas no Facebook, Twitter e Instagram. Através do portal da Associação, é possível, inclusive, acompanhar em tempo real a transmissão ao vivo com todos os detalhes de mais este momento histórico para a raça. A apresentação conta com a jornlista Estela Facchin e os comentários dos técnicos Thiago Persici e Cláudio Neto de Azevedo.


 


Programação


Sábado – 27/8


8h – Prova de Mangueira – 1ª fase (Fêmeas e Machos)


14h – Prova de Campo – 1ª fase (Fêmeas e Machos)


21h – Remate anual da Cabanha Santa Angélica (Trajano Silva Remates)


 


Domingo – 28/8


12h30min – Solenidade de Abertura do Freio de Ouro


13h – Prova de Mangueira – Etapa final do Freio de Ouro


14h45min – Prova Bayard/Sarmento


15h30min – Prova de Campo Finalistas


17h – Entrega de prêmios Freio de Ouro


21h – Remate Reconquista Agropecuária (Premier e Tellechea e Bastos Leilões)