Logo -
sombra

RéDEAS - HISTÓRIA

A modalidade de Rédeas é um tipo de competição em que o cavalo passa por um treinamento técnico e básico. O foco aqui é o domínio dos movimentos do animal, exigindo que o cavaleiro ou a amazona guiem-no sem resistência.

 

Durante a prova de Rédeas, o cavaleiro segue um trajeto pré-definido, conduzindo o cavalo de forma voluntária e com pouca ou nenhuma resistência. Os juízes avaliam os movimentos, a execução do percurso e a atitude do cavalo, atribuindo uma pontuação que varia de 0 a 100, sendo a média estabelecida em 70.

 

Em 2013, a ABCCC lançou a prova Rédeas de Ouro, que despertou um maior interesse pelo esporte entre os admiradores do Cavalo Crioulo. Ao longo de uma década, essa modalidade se firmou, atraindo um número crescente de participantes. Com a demonstração da versatilidade do Cavalo Crioulo nesta disciplina, a última edição do Rédeas de Ouro ocorreu em 2023, permitindo que o Cavalo Crioulo também competisse em eventos do circuito nacional, organizados pela Associação Nacional de Cavalos de Rédeas.

 

Com essa nova abordagem, a entidade busca expandir a presença do Cavalo Crioulo nas competições de Rédeas, tanto no Brasil quanto no exterior. Para isso, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) passou a apoiar as atividades em estados que possuem Núcleos e Associações regionais afiliados à Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), onde a prática da modalidade já está bem estabelecida.