Logo -
sombra

Nota de falecimento: Antônio Carlos Araújo Maciel

06 DE JUNHO DE 2024 - ATUALIZADA EM 10 DE JUNHO DE 2024 | Redator: Redação ABCCC

É com imenso pesar que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) comunica o falecimento do senhor Antônio Carlos Araújo Maciel, aos 80 anos, ocorrido nesta quarta-feira, 5 de junho. Toni Maciel, como era conhecido pelos mais próximos, foi sócio de longa data do Cavalo Crioulo, criador no Haras Vila Velha (no Paraná),  além de ter uma expressiva trajetória de atuação no crescimento da raça. 

 

Dentro da gestão da Associação, foi vice-presidente da Casa no período entre 1993 e 1995 (na gestão do presidente Eduardo Macedo Linhares), momento no qual,  preocupado com a organização administrativa e burocrática da entidade, apoiou e investiu diretamente na criação do primeiro sistema de informatização da ABCCC, conforme lembra o amigo Décio Lemos, que bem o conhecia. Empresário, foi responsável pelo incentivo à criação do Cavalo Crioulo no estado paranaense, agregando e trazendo novos investidores para a raça. Também foi presidente da Associação Paranaense de Criadores de Cavalos Crioulos, promovendo uma série de eventos importantes na região, como foi o caso do “Freio Internacional”, vencido pelos célebres Vilson Souza e Nobre Tupambaé, e também leilões reconhecidos por reunir os criadores e investidores. Como proprietário, teve em seus campos grandes nomes, como BT Utrillo, Destino Sombra, Destaque da Tradição e Ostigoso. “(Toni) além de tudo isso era um agregador de pessoas, sempre tinha pessoas ao seu redor para falar de Cavalo Crioulo ou para jogar um truco”, lembra Décio. 

 

A ABCCC, em nome de toda sua diretoria e colaboradores, estende condolências à família e amigos de Toni neste difícil momento de perda, mas também faz questão de prestar homenagem e agradecimento a essa atuação tão importante que colaborou com o crescimento e a formação da história do Cavalo Crioulo.