Logo -
sombra

Novo Inspetor Técnico Apto: Tiago José Mallmann recebe "Marca do Cavalo Crioulo" 

20 DE MAIO DE 2024 | Redator: Daymon Grocheviski/ABCCC

"Me encanta a filosofia de vida: Viver do Cavalo e para o Cavalo"

 

Dando continuidade a Conclusão do Treinamento e Recebimento Oficial da "Marca do Cavalo Crioulo", o segundo dos nove novos Inspetores Técnicos da Raça Crioula aprovados no Processo Seletivo 2024, passou pela solenidade que simboliza a efetividade no quadro técnico de profissionais credenciados à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).  Estando apto a partir de hoje (20), para atender os criadores e eventos oficiais da raça, o estrelense, Tiago José Mallmann, recebeu da Vice Presidente Técnica da ABCCC, Patricia Wolf, e do Superintendente do Registro Genealógico do Cavalo Crioulo, Frederico Araújo, o nome instrumento de trabalho: a Marca do Cavalo Crioulo. A Sede Administrativa da Entidade, dentro da Rural de Pelotas, foi o local onde ficou registrado o momento. 


 

Superintendente do Registro Genealógico da Raça Crioula, Frederico Araújo; Novo Inspetor Técnico do Cavalo Crioulo, Tiago José Mallmann; e a Vice Presidente Técnica, Patrícia Wolf


 

 ◾ CONFIRA A MATÉRIA SOBRE O INÍCIO DA ENTREGA DAS MARCAS DO CAVALO CRIOULO 


 

Processo Seletivo 

 

Após uma década sem realizar Processo Seletivo e assim incluir novos Inspetores Técnicos, em agosto de 2023, a ABCCC iniciou a seleção e disponibilizou 10 vagas aos amantes da raça crioula com formação na Área Agrárias, com intuito dos mesmos integrarem o time de Profissionais Credenciados à Casa. Ao todo 59 interessados dos mais distintos locais do território Nacional inscreveram-se e passaram pelo processo composto por Prova Teórica, Avaliação Psicológica e Entrevista; Avaliação Prática em Campo e Avaliação Curricular. Em dezembro o resultado foi divulgado, onde 9 candidatos foram aprovados. Iniciando 2024, o Tradicional Encontro dos Técnicos do Cavalo Crioulo, reuniu em Esteio, no Rio Grande do Sul, todos os 38 Inspetores da raça (29 Profissionais já integravam o quadro efetivo). Após atualizar os novos colegas, de forma escalonada, os nove aprovados passaram por treinamento em Eventos Oficiais da Associação e Núcleos, além de visitas técnicas aos criadores. Em breve, os demais aprovados, irão receber a "Marca do Cavalo Crioulo", instrumento de trabalho e símbolo da ABCCC.

 

CONFIRA AQUI A LISTA APROVADOS PARA  INSPETORES TÉCNICOS DA ABCCC 


 

Confira o perfil do Novo Inspetor Técnico: Tiago José Mallmann 


 

Natural do município gaúcho de Estrela, localizado a 200 km da Capital Porto Alegre, o Médico Veterinário (UniRitter/FAPA), Tiago José Mallmann (30), passa a integrar efetivamente o quadro de inspetores técnicos da raça crioula, após cinco anos dedicados ao trabalho na Cabanha Iguatamã, de Fazenda Vilanova/RS. "Minha ligação com o cavalo surgiu muito cedo, família não tem origem com o campo, mas graças a Deus, sempre me proporcionou o contato com os cavalos desde criança e sempre dentro do possível estive participando dos eventos. Ainda na faculdade tive participação com cargos dentro em dois Núcleos de Criadores, em Viamão e no Vale do Taquari. No mesmo período que fiz alguns freelas apresentando a "cavalhada" das Cabanhas, onde tirava meu sustendo", conta Malaman. Com o título de Técnico Agropecuário pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, logo dedicou os estudos a medicina veterinária, recém formado iniciou o trabalho administrativo e dedicação ao preparo dos animais afixo Iguatamã, onde em 2021, conquistaram através da parceria entre as Cabanhas Don Gonçalo, Bate Casco e Iguatamã, o tão sonhado Grande Campeonato na Final da Morfologia Expointer, com Don Gonçalo Melchor (Campeão Potranco Menor e Grande Campeão). "Surgiu a oportunidade, é um cargo que demanda muita responsabilidade, me encanta a filosofia de vida: Viver do Cavalo e para o Cavalo, esse é o propósito de tudo. Me tocou poder ajudar algum próximo criador, agregando de alguma forma, me fez interessar pelo cargo, além de ser um sonho de vida pessoal e profissional", ressalta o novo inspetor sobre a nova carreira. 


"O momento é muito delicado, mas é uma honra poder carregar a Marca do Cavalo Crioulo, fazer parte da História do Cavalo, da paixão e trajetória da Casa, e infelizmente não posso comemorar muito, em respeito aos demais e ao Rio Grande do Sul, me cabe carregar esperança de dias melhores", Mallmann ainda apresenta a empatia por tudo que o povo gaúcho vem enfrentando, e da mesma forma que todo, acredita que será passageiro e logo o estado será reerguido.