Logo -
sombra

Reunião de Avaliação 2023 apresenta estatísticas e alterações em Regulamentos

05 DE AGOSTO DE 2023 - ATUALIZADA EM 05 DE AGOSTO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Na manhã deste sábado (05), no Auditório do Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, a diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) esteve reunida com a comunidade crioulista para a Reunião de Avaliação 2023. Foi o momento de sentar, expor estatísticas, ouvir a comunidade e apresentar mudanças em regulamentos, algumas passam a ter validade imediata, enquanto outras passam a valer para o próximo Ciclo, assim como outras ainda dependem de aprovação em Assembleia Geral. 

 

Conduzida pelo Presidente Cesar Augusto Rabassa Hax, a mesa foi formada pela vice-presidente Técnica, Patricia Wolf, o vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas, André Luiz Narciso Rosa, o vice-presidente de Provas Esportivas, Fernando Gonzalez, além do executivo de Provas, Eduardo Neto de Azevedo, que fez a apresentação de números e estatísticas do Ciclo 2023 e o Superintendente do Registro Genealógico, Frederico Vieira Araújo, que apresentou as mudanças que serão analisadas em assembleia que podem alterar o regulamento do Registro Genealógico, que será submetido ao Ministério da Agricultura, além de mudanças em outros regulamentos da raça. 

 

O presidente, em sua fala de abertura, lembrou aos presentes dos esforços para a melhoria da estrutura do Cavalo Crioulo no Parque que, além da Cobertura da Pista, conta com o aumento do número de cocheiras e a qualificação do espaço de camping, com a construção de banheiros físicos no local. Foi apresentado, também, um espaço especial, próximo ao camarote, para os expositores de animais, o que trará conforto e uma vista privilegiada das provas durante a Expointer deste ano.

 

A novidade que passa a valer para o Freio de Ouro e Morfologia Expointer 2023 é a ampla divulgação das medidas dos animais após a admissão técnica realizada pelo técnico responsável pelo evento. Um anseio da comunidade que se tornará realidade e estará disponível no aplicativo do Cavalo Crioulo, nas mídias sociais e também no site da ABCCC. Outras mudanças, porém, passam a valer após a revisão jurídica da matéria, como o novo Regulamento do Bem Estar Animal e outras, ainda, após a deliberação por Assembleia a ser realizada posteriormente. 

 

Confira as mudanças:

 

Medidas da Admissão - A partir desta Expointer 

 

Nos eventos seletivos da raça Crioula, onde há admissão técnica, as medidas serão divulgadas publicamente através do Aplicativo e das plataformas digitais oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos.

 

Registro Genealógico - tema a ser discutido em Assembleia

- Confirmação de Garanhões - Seguindo critérios, poderá abrir a possibilidade de confirmação de machos inteiros na propriedade.

 

- Padreações - Condição diferenciada a animais Registro de Mérito e Titulados, além da já existente.

 

- Transferência de Embrião - Condição diferenciada a animais Registro de Méritos e Titulados, além da já existente. Além disso, para a equiparação no uso das biotecnológicas pós-morte.

 

Registro de Mérito - tema a ser discutido em Assembleia

- Novo enquadramento das modalidades dentro do Registro de Mérito.

 

- Readequação da tabela de pontuação do Registro de Mérito.

 

- Para estimular a participação em eventos - Bocal de Ouro e Expo Outonal- estes passam a serem considerados eventos de nível “B”, dependendo do número de animais participantes em cada um desses, como acontece em países que fazem parte da FICCC. 

 

Penalização por Indocilidade - em provas oficiais do Cavalo Crioulo

Animal retirado por indocilidade será suspenso por 30 dias

Segunda vez: 180 dias

Terceira vez: definitivamente proibido de participar de eventos oficiais

 

Bem-Estar Animal - após a Expointer e após redação jurídica

Após a Expointer será divulgado um novo regulamento, que contempla boas práticas nos esportes equestres, como já acontece em outras raças. Com 40 páginas, este novo regulamento do Bem Estar Animal traz questões importantes no que se refere ao sangue, no comportamento de animais, avaliação de lesões, responsabilidade sobre os animais, controle de medicamentos, penalidades, terapias. 

 

Morfologia - após a Expointer

- Independente do País, em ano FICCC, os quatro melhores machos e quatro melhores fêmeas da ExpoFICCC têm vaga na Expointer do mesmo ano. Os vencedores em Exposições Morfológicas anuais, de abrangência nacional dos países que compõem a FICCC, garantem vaga na Morfologia Expointer (e vice-versa) do próximo Ciclo.

 

- Jurados estrangeiros, desde que façam parte da lista de jurados do país de origem, estão aptos a julgarem exposições morfológicas no Brasil, incluindo Exposições Passaporte.

 

- Adequação no padrão de apresentação dos animais quando a cabresto em exposições morfológicas, no que se refere ao uso de buçal e/ou bridão.

 

- Serão realizados “Passaportes Primavera”, ainda em 2023.

 

Freio de Ouro - para o próximo Ciclo

 

Divisão da Classificatória das Regiões 5, 7 e 8 em: 

  • Classificatória de Santa Catarina 
  • Classificatória do Paraná
  • No mínimo 6 credenciadoras em cada região

24 vagas, 12 finalistas, 4 classificados, 8 reservas (18 pontos)

 

Se não atingir o número mínimo de credenciadoras na região acontecerá apenas uma classificatória, como previsto no regulamento vigente.

 

Animais credenciados na Região 8 entram em todos os rankings.

 

Definição do número de finalistas nas Classificatórias internacionais

  • 1 trio de jurados: 12 finalistas, 4 classificados, 8 reservas (18 pontos)
  • 2 trios de jurados: 16 finalistas, 4 classificados, 12 reservas (18 pontos)

 

- Nas Credenciadoras, o número mínimo de animais participantes segue sendo 16 ao total, porém é exigido que sejam no mínimo quatro animais em uma categoria.

 

- O ginete só poderá começar cada etapa após ser “autorizado” pelo narrador do evento. 

 

- Conforme o regulamento, poderão ser lacrados dois freios por animal, desde que estejam dentro das normas vigentes.

 

- Esporas utilizadas pelos ginetes terão uma medida máxima. 

 

- Ginetes (Jovem e Proprietário) não perdem a condição de amadores se participarem de Credenciadoras do Freio de Ouro, não podendo participar de Classificatórias.

 

- Nas modalidades esportivas - Freio Jovem e Freio do Proprietário - serão dois jurados por prova.

 

Uso de protetores nas modalidades seletivas

 

Em consulta aos presentes na reunião, após amplo debate dentro da Associação, do Conselho Deliberativo Técnico, como sendo um assunto já previsto em algumas modalidades esportivas, os presentes entenderam que não é o momento de liberação do uso de protetores de membros posteriores.