Logo -
sombra

Conheça os jurados do Passaporte Morfologia de Goiânia/GO

18 DE MAIO DE 2023 - ATUALIZADA EM 19 DE MAIO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

No penúltimo Passaporte Morfologia a ser realizado no centro-leste brasileiro, em Goiânia, Goiás, conheceremos mais exemplares que garantirão vaga na Morfologia Expointer 2023. A tarefa de julgamento será de Telmo Oliveira Peixoto (jurado titular) e Roberto Crespo (jurado auxiliar). O Passaporte Morfologia integra a programação da 78º Pecuária de Goiás, a mais tradicional feira agropecuária de Goiânia. 

 

Veja quem terá a tarefa de julgar:

 

Telmo de Oliveira Peixoto

Médico veterinário, com criação de Cavalos Crioulos em Júlio de Castilhos/RS, junto com a família, na Fazenda Tarumã - de Afixo Tarumã, e residindo entre a cidade e Santa Maria/RS. Nas duas últimas gestões foi coordenador da subcomissão de Campereada e faz parte, atualmente, da Subcomissão do Crioulaço. O envolvimento com laço vem desde muito cedo, começando com sete anos de idade, através do seu pai, um dos grandes incentivadores da criação do Crioulaço. Além disso, já julgou outras modalidades do Cavalo Crioulo (como o último Bocal de Ouro) e Passaportes Morfologia (julgou o Passaporte Morfologia da Cuiabá em 2022).

 

Roberto Crespo
Nascido em Porto Alegre, sempre viveu na propriedade da família, em Camaquã/RS. Seu pai  (Fausto Crespo) e seu tio (Renato Crespo) iniciaram a criação de Cavalos Crioulos na década de 50, com o afixo Camaquã até o ano de 1970, quando venderam a criação. Em 1982 seu pai, com incentivo de Roberto e de um irmão, iniciaram a criação com o afixo Miroca, homenagem a sua avó paterna, afixo este que a partir de 2003 passou a ser seu. Formado em curso superior de Tecnologia do Agronegócio, administra a Estância Carapuça desde 2004. Sendo ginete, disputou credenciadora e semifinal do Freio de Ouro na década de 1980, participou de paleteadas e atualmente disputa o Freio do Proprietário. Julgou a primeira credenciadora em 2007, em Barra Velha/SC, além de finais de Freio Jovem e Proprietário, além de semifinal do Freio de Ouro em Rio Grande/RS e Brasília/DF. “Quanto ao julgamento em Goiânia como jurado auxiliar, encaro com muita responsabilidade e me sinto lisonjeado com o convite da ABCCC para atuar em uma região de expansão da raça e com certeza vai ser muito importante para mim e serve de experiência e aprendizado para minha carreira de jurado da raça”, finaliza Roberto.