Logo -
sombra

Estados de expansão da raça movimentaram mais de 400 animais do mês de abril

10 DE MAIO DE 2023 - ATUALIZADA EM 12 DE MAIO DE 2023

O mês de abril de 2023 mostrou de fato a versatilidade e adaptabilidade da raça Crioula. Três estados da região 8 fomentaram o Cavalo Crioulo através de rotas de viagem exploradas pelos analistas de expansão Gérson de Medeiros (gerente de expansão), Lucas Lau, Bruno Marques e Pedro Oliveira, além de eventos que destacaram a performance dos crioulos nas modalidades no Laço Comprido, Team Penning e Ranch Sorting. Tudo isso dias antes de iniciar o Bocal de Ouro 2023 e a Passaporte Morfológica de Uberaba/MG que começaram logo no início do mês de maio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A rota do analista de Expansão começou por Betim/MG para conhecer o Centro Hípico Valle da Mata, local onde o renomado João Paulo Silveira Caixeta, atual recordista mundial de Ranch Sorting, treina seus animais para a modalidade. Meses atrás, Paulo foi o responsável por ministrar uma Clínica de Ranch Sorting no Piauí durante a Inauguração do Núcleo de Cavalos Crioulos no local. Pedro⁩ pôde ficar por dentro da estrutura e manejo dos animais em uma modalidade que tem atraído muito os usuários de Cavalos Crioulos, sendo de extrema importância para a expansão da raça. A próxima parada foi a Fazenda Rancho Alegre, que fica em Estrela do Sul/ Minas Gerais, onde a proprietária Josineia da Silva Teruel já possui um garanhão da raça, uma égua prenha do Amuleto La Marcon e um castrado de serviço. A proprietária foi orientada pela equipe à levar seus cavalos para Exposição Morfológica de Uberaba,  recebendo todo o suporte na região 8 para um bom desempenho.
 

Já em Itapecerica/MG, Pedro Oliveira visitou Sidnei Carvalho, da Cabanha SC Sete, que antigamente cultivava Crioulos prova e serviço! Hoje, ele os utiliza somente para serviço, mas está com planos de levá-los à Centros de treinamento, para Ranch Sorting, Team Penning e Laço. Ainda em Minas, também foi o momento de visitar Vavá, treinador e competidor de Team Penning em Montes Claros, que comprou o Crioulo Dunga do Mocambo de um Criador de Matozinhos/MG, já ganhou várias prova de região e é conhecido por ter esse Cavalo Crioulo em uma região de expansão. E ainda conheceu Bruma da Agropel, potranca do proprietário que também corre provas, Alto Alves, que está em Centro de Treinamento para Team Penning, também se destacando nas provas. Pedro ainda passou por Patrocínio, região de muito café e gado de corte. Lá atendeu o criador Antônio Facci, que possui animais para serviços na fazenda e os obteve os primeiros cavalos por conta da vontade dos filhos. 

 

ABCZ Equishow abre portas e inaugura com Team Penning inter raças

Com o apoio da ABCCC, o gerente de Expansão, Gérson de Medeiros, junto ao expansionista Pedro, também estiveram no campeonato de Team Penning da família Thirty Champions, durante a ABCZ Equishow - uma vitrine inter raças de extrema importância para a visibilidade do Cavalo Crioulo. Ao total, 28 animais formaram trios de Crioulos, onde o destaque foi para: 

 

1° Lugar- BVB Jaguar,Labirinto de Santa Cinilda, Porto da Tamareira

2° Lugar- Lambada do Ouro Branco, Naja do Forte Atalaia, Morocha do Forte Atalaia

3° Lugar- BVB Jaguar, Oportuno da Tamareira, Porto da Tamareira

 

 

De Goiânia ao Maranhão, a rota de viagem de Bruno Marques foi longa e diversa quando o assunto é locomoção. E cavalos, é claro. De ônibus entre Goiânia até Brasília, onde encontrou para seguir o trajeto o técnico Heitor Coelho, Bruno pegou um voo até Imperatriz do Maranhão com escala em Belo Horizonte. De carro, foram 310km até Balsas, com chegada por volta das 4h da manhã. O objetivo? Acompanhar o V Rodeio Crioulo, 23 duplas no Crioulaço em Balsas, no Maranhão, 10 laçadores no Laço Proprietário, uma égua Crioula confirmada, dois novos criadores resenhando seu RP 01 e participar da movimentação para a realização de um novo núcleo. Mas a rota não parou por aí…

 

Doma Gaúcha é apresentada por Marcos Silveira na Tecnoshow

Em Rio Verde - GO, a doma gaúcha ganhou voz, visibilidade e admiração do público presente em uma das maiores feiras agropecuárias do país na quarta-feira (29/04) a partir das aulas do domador Marcos Silveira. O analista de expansão Bruno Marques foi quem viabilizou essa integração da raça Crioula no local, contando com parceiros como Fernando Boldrin - criador da região e grande incentivador da raça, além da Cabanha Jogo de Nobres, nesta que é a 20ª edição da feira. A doma gaúcha é a mais tradicional do Brasil é de extrema importância poder mostrar os detalhes dessa arte - afinal, tudo começa pela doma - pelas mãos do profissional e também intitulado domador do ano, escolhido pela associação com o objetivo de trazer praticidade e desmistificação em um assunto cuja premissa é começar pelo respeito ao cavalo e suas necessidades!

 

 

O analista de Expansão Lucas Lau começou seu roteiro de atendimento no pantanal sul mato-grossense, junto ao inspetor técnico da ABCCC, Rodrigo Albuquerque Py. Em atendimento à Estância Calidad, da Calidad Genética, a dupla representante do Cavalo Crioulo foram recebidos para fazer a avaliação da safra das éguas paridas, além das escolhas e acasalamentos futuros na manada - uma tradição que já se repete há 6 anos e bem mostrando fortes resultados à propriedade. 

 

Em Miranda/MS, a Cabanha Onça-Pintada entrou no trajeto de visitas por ser uma propriedade de forte criação de Cavalo Crioulos, além de trabalhar com gado Senepol, pecuária e ecoturismo - incluindo a raça em diferentes segmentos e tradições na região. Próxima parada: Crioulaço e atendimentos em Sorriso/MT. Além do evento que contou com 100 animais (50 duplas), foram atendidos 5 criadores, juntamente com o técnico Daniel Rossato, sendo dois deles, registro de RP 01. 

 

RESUMO DOS PRINCIPAIS EVENTOS

Final de semana de 27 a 30 de abril

📍 Jataí - 147 animais - modalidade

📍Sorriso -  + de 100 animais - modalidade

📍 Uberaba - 28 animais - modalidade