Logo -
sombra

Conheçam os jurados da Morfologia Passaporte de Uberaba

02 DE MAIO DE 2023 - ATUALIZADA EM 05 DE MAIO DE 2023 | Redator: Leonardo Silva/ABCCC

Durante os próximos dias 03 a 05 de maio de 2023, o Triângulo Mineiro volta a ser palco da raça Crioula. Em mais uma Morfologia Passaporte, Uberaba irá chancelar mais 8 exemplares para a final Morfológica do Cavalo Crioulo. Organizada pelo Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos, o evento também acontece durante a Expozebu, a maior feira de zebuínos do mundo. Indicados pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT), os responsáveis por avaliar os Campeonatos e Grandes Campeonatos serão: Eduardo Móglia Suñe, como jurado principal e Pedro Boemo Ferreira, como jurado auxiliar. O técnico responsável pela admissão e coordenação do evento será Heitor Cheuiche Coelho. Todas os detalhes de cada etapa desta prova você poderá acompanhar em tempo real no instagram oficial do Cavalo Crioulo.

 

Conheça mais sobre os jurados desta passaporte:

 

Eduardo Móglia Suñe (Jurado Principal)

 

 

Eduardo Moglia Suñe é criador da raça desde que nasceu, juntamente com o seu pai e irmão, é formado em Administração de Empresas, com ampla atuação voltada ao setor rural. Além disso,  é atuante no julgamento morfológico e funcional da raça Crioula há mais de 35 anos, julgando provas internacionais (na Argentina e no Uruguai), além de finais do Freio de Ouro e Morfologia da Expointer. Na sua cidade natal, Bagé/RS, é proprietário da Cabanha Quilero.

 

Suñe acumula em sua trajetória a participação em importantes cargos em entidades ruralistas, como a Associação e Sindicato Rural de Bagé, onde foi presidente e vice-presidente. Na ABCCC, foi presidente no biênio 2016-2018 e três vezes vice-presidente (2006-2008, 2014-2016 e 2020-2022), além de integrante do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), de 2010 a 2012, e, atualmente, integrante do Conselho de Planejamento desde 2018.


 

Pedro Boemo Ferreira (Jurado Auxiliar)

 

 

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pedro Boemo Ferreira é sócio, criador e jurado da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. Seja no criatório da Cabanha Macanudo ou nas realizações do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Lavras do Sul, Pedro sempre esteve envolvido no ambiente da Raça Crioula. Tendo participado de diversas provas seletivas da Associação, como Paleteadas e Doma de 21 dias, também foi finalista do Freio Jovem na Expointer de 2011.

 

Como jurado, iniciou sua preparação desde cedo, sendo secretário de seu pai, Telmo Raimundi Ferreira, em diversas provas de seleção. Em 2018, foi aprovado por Notório Saber e se tornou o criador mais jovem a ingressar no quadro de Jurados Auxiliares da Raça. Junto ao seu tio Mauro, participou ativamente do julgamento da Morfologia da Expointer de 2021. Finalmente, em abril de 2023, foi aprovado como Jurado Efetivo da ABCCC.

 

Confira a programação: