Logo -
sombra

Conheça os jurados do Passaporte de Alegrete: Luiz Alberto Martins e Fernando Horst

25 DE ABRIL DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

Integrado as terras que foram essenciais para o desenvolvimento e fortalecimento do Cavalo Crioulo, no pampa gaúcho, localizado ao sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, fica Alegrete. Tradicional na criação e realização de Eventos da Raça, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Alegrete já sediou outras vezes o evento de Seleção Morfológica, e irá sediar no próximo final de semana, entre os dias 27 a 29 de abril, o Passaporte a Morfologia Expointer 2023, sob julgamento de Luiz Alberto Martins Bastos [Jurado Titular] e Fernando Guilherme Horst [Jurado Auxiliar]. 

 

Luiz Alberto Martins Bastos – Jurado  Titular

 

A paixão de Luiz Alberto Martins Bastos pela raça crioula foi herdada da família, natural de Uruguaiana/RS, seu interesse pelas pistas surgiu ainda quando era pequeno, ao observar o avô e o pai na lida do campo, responsabilidade e gosto que carrega até hoje, como explica sobre a paixão em estar em pista, “Como venho de uma família tradicional da criação, sinto que tenho uma responsabilidade em seguir esse caminho com a ABCCC. Tudo o que fazemos hoje em dia é relacionado ao cavalo, e me sinto parte da Associação. Sempre vou querer representar a ABCCC da melhor maneira possível, já que julgamos os melhores animais da raça”.

 

Passado o ofício para o criador, que atua na Casa há duas década como jurado, o que lhe possibilitou uma vasta experiência dentro de provas seletivas, tanto morfológicas quanto funcionais, iniciando sua trajetória como jurado da raça crioula na Credenciadora de Itaqui/RS em 2003, já foi jurado do Passaporte Morfologia de Caxias do Sul/RS em 2017, jurado da Categoria Fêmeas da Expointer 2018, Bocal de Ouro 2016, entre outros. Luiz Alberto destaca os principais momentos vividos em pista, “são pelo menos quatro que me marcaram mais. Sem dúvida, as finais do Freio de Ouro (2008 e 2010), a Morfologia da Expointer em 2011 e a 105ª Expo Prado, que foi em Montevideo, no Uruguai. Mesmo não sendo meu primeiro contato no julgamento, me marcou por ter sido convidado a um evento internacional. De certa forma vejo o convite como um reconhecimento à minha criação, à minha família”, conclui. 

 

Fernando Guilherme Horst – Auxiliar 

Jurado desde 2016, Fernando Guilherme Horst, é criador desde 2012 e atuante nas competições da raça Crioula, ele avaliou pela primeira vez em sua terra conterrânea, Santa Maria/RS, e cita como um dos momentos marcantes em sua trajetória. “Me marcou por ter sido na cidade em que vivo e por estar realizando um sonho em julgar a raça Crioula”, conta.

 

Estando presente em momentos importantes de julgamento, atuou como Jurado na Final Nacional do Freio Jovem em 2017 e recentemente como Jurado da Classificatória Aberta 2022, na categoria Fêmeas. Para ele, a atividade de julgar o cavalo Crioulo é de grande responsabilidade. “Naquele momento estamos avaliando o trabalho de seleção de um criador, do ginete e de todos envolvidos. Sempre atento em cada detalhe para ser correto na hora do julgamento”, comenta. 

 

Confira abaixo a programação completa do Passaporte de Alegrete 2023