Logo -
sombra

Veja os perfis de Federico Arguelles e Arthur Severo jurados do Passaporte de Santiago

18 DE ABRIL DE 2023 - ATUALIZADA EM 18 DE ABRIL DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

 

Envolvidos pelo entusiasmo em receber pela primeira vez um evento do porte de um Passaporte Morfológico, selecionando animais que estarão no principal palco do Cavalo Crioulo durante a Expointer 2023, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santiago, realiza entre os dias 20 a 22 de abril, no Parque de Eventos Agropecuária Bazana, em Santiago/RS, o quarto Passaporte do Ciclo 2023 [em paralelo ao Passaporte Campo Grande/MS e Chapecó/SC, outros dois que acontecem simultaneamente na mesma data], e primeiro do Núcleo, com julgamento do jurado argentino Federico Arguelles [Jurado Titular]  e Arthur Severo Zago [Jurado Auxiliar], sob cuidados técnicos de Jaime Bica.

 

Com quase três décadas desde sua fundação, tradicional na realização de um dos maiores Crioulaços do Rio Grande do Sul, como explica Thiago Henrique Waiss Scalcon, Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santiago, destaca quão é importante e gratificante receber o primeiro Passaporte: "Um motivo de bastante orgulho e estamos felizes da ABCCC nos ter confiado essa missão, nosso núcleo irá concluir 30 anos, e eu particularmente tinha um desejo pessoal em receber um evento dessa magnitude. Um passaporte traz muita importância e visibilidade para o nome do Cavalo Crioulo dentro da cidade, fortalecendo muito a criação e também aproximando público, criadores e pessoas que ainda estão conhecendo ou nunca viram uma Exposição Morfológica. Nossa visão é criar laços entre o público que mora na cidade, indo além dos criadores e integrantes do Núcleo, acho muito importante esse vínculo. Com certeza estamos", explica ele.

 

Federico Arguelles

O jurado argentino natural de Buenos Aires, Federico Arguelles, tem presença constante nos eventos da raça Crioula, tanto no Brasil como no próprio país, e irá julgar pela segunda vez, um Passaporte Morfológico em solo brasileiro. Além de membro titular da Associação de Criadores de Cavalos Crioulos da Argentina, tem em sua trajetória como jurado, tanto de Exposições Morfológicas, onde já julgou a Expo Otoño Palermo, assim como as classificatórias ao Freio de Ouro em Buenos Aires e Jesús María,  além do Bocal de Ouro e a final do Freio de Ouro 2019, no Brasil.

“Minha ligação com os cavalos têm mais de trinta anos, minha família tem criação de Cavalos Crioulos no Norte de Buenos Aires. Dessa maneira a expectativa é muito alta em julgar esse passaporte como sempre, tomar a decisão com muita responsabilidade, pois é um orgulho, chamar nós jurados argentinos para selecionar os melhores e mais importantes cavalos brasileiros”.

Arthur Severo Zago 

O médico veterinário e jurado do Cavalo Crioulo, Arthur Severo Zago, é natural de Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul,  e atualmente residente de Alegrete há 17 anos, tem sua ligação com o Cavalo Crioulo, iniciada junto a criação da família, hoje conduzida pelo próprio Zago, tornando-o titular da Cabanha Convenção. Em 2022, Zago foi Jurado da Supercopa Jovem 2022 e Classificatória Gaucha Sul 2022, e terá a oportunidade de participar auxiliando o jurado titular, seu primeiro Passaporte. 

 

“Será minha primeira vez como jurado em um Passaporte, a expectativa é de encontrar um bom nível de animais e atuar da melhor maneira possível na posição de jurado auxiliar”, enfatiza Zago. 

Confira a Programação Completa do Passaporte de Santiago