Logo -
sombra

Credenciadora de Araranguá/SC inova no Bem Estar Animal

15 DE FEVEREIRO DE 2023 | Redator: Redação ABCCC

O Bem Estar Animal é sempre um assunto muito importante quando falamos em modalidades do Cavalo Crioulo. Além do Cavalo, muitos outros fatores contribuem para a realização de uma boa prova. Jurados, pista, local e o gado. A Credenciadora do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sul Catarinense, realizada em Araranguá/SC, no Parque Caverá, inovou e trouxe mecanismos que trazem ao gado uma nova forma de bem estar animal, fazendo com que o espetáculo seja completo.

 

Por ser realizada no verão e em altas temperaturas, o Núcleo decidiu inovar e implementar "chuveirinhos" para o gado se refrescar e assim dar melhores condições para que a prova seja realizada com tranquilidade e com alto nível. 

 

O técnico credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Adolfo José Martins Neto, que foi o técnico supervisor desta Credenciadora, lembra que a atenção que o Núcleo deu ao Bem Estar Animal é uma orientação da ABCCC e os Núcleos são parceiros nessa tarefa. "Como o chuveirinho para o gado, já que se refresca e fica numa situação mais confortável, o que favorece o desempenho da prova, o gado não passa por nenhum estresse. É um pioneirismo com relação às credenciadoras, feito pelo Núcleo Sul Catarinense, em Ararangua/SC. O cuidado não começa só na pista, mas na hora de carregar o gado: horário de sol não tão forte, caminhões com o número de gado apropriado, os animais recebem feno, água, todo um cuidado e essa orientação vem por parte da ABCCC. A Associação tem uma Comissão de Bem Estar Animal, essa Comissão tem um excelente relacionamento com os Núcleos, então é um trabalho focado tanto nos cavalos quanto no gado que possibilita que a prova se realize, é um trabalho de parceria", finaliza o técnico.