Logo -
sombra

Novos moldes na Paleteada: ABCCC e comissões reúnem-se em prol da modalidade

15 DE DEZEMBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Na constante busca pela evolução do Cavalo Crioulo há um grande grupo de pessoas que, trabalhando dia após dia, reavaliam critérios, transformam processos e reorganizam os moldes que formam a raça. Todo este trabalho que é desenvolvido atinge não só os usuários do cavalo, mas também aqueles que vivem e convivem com as mais diversas modalidades da raça. Neste momento quem recebe uma reformulação de seus conceitos é a Paleteada, uma das modalidades que mais cresce no Cavalo Crioulo e que vem em uma constante linha de evolução, tanto de público quanto de participantes. 

 

Em uma força tarefa que uniu a Diretoria da Associação Brasileira de Criadores de cavalos Crioulos, juntamente do Conselho Deliberativo Técnico da ABCCC, a Comissão de Provas Funcionais, o Colégio de Jurados, a Subcomissão de Paleteada e membros da comunidade, a Paleteada é uma das modalidades que passa pelo processo de reformulação de seus conceitos e afinamento de critérios de julgamento, para que se desenvolva ainda mais, graças ao seu alto número de participantes e pelo nível de competitividade e profissionalismo que a prova exige. Para isso, em um primeiro momento, foi realizada uma reunião com membros de cada grupo e os próprios competidores, para que pudessem ouvir da comunidade quais os anseios e necessidades dos participantes. Agora, já na 2ª fase, estes integrantes se reuniram para pôr em prática cada sugestão, tanto nos quesitos de prova quanto nos quesitos avaliativos.

 

Com um dia repleto de atividades, quem cedeu o espaço e toda a infraestrutura para que a ABCCC realizasse o encontro foi o jurado e criador da raça, Francisco Martins Bastos Sobrinho, na Cabanha do Barulho, em Uruguaiana/RS. Recepcionando cerca de 15 campeões da modalidade dentre vários outros nomes do cenário competitivo, quem deu as boas vindas aos presentes foi o Vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas e também Coordenador do Colégio de Jurados, André Luiz Narciso da Rosa, que ressaltou a importância do momento e a obrigação da ABCCC como entidade em ouvir e construir em conjunto com a comunidade. “Este é um momento histórico, onde damos continuidade neste processo que iniciou lá na primeira reunião na pista de Mangueira de Esteio, durante a final de Paleteadas de 2022. Aqui, como ABCCC, temos a obrigação de trazer pessoas para dentro da entidade, onde essa junção é extremamente importante pois quem dá o tom da modalidade são as pessoas e é onde melhoramos e desenvolvemos novos modelos de avaliação, de condução e de conduta. Tudo que será realizado aqui ditará o rumo que esta modalidade irá tomar daqui para frente”, finalizou o vice-presidente. 

 

Quem também seguiu recepcionando os participantes foi o Vice-presidente de Provas Esportivas, Fernando Gonzales, que salientou a importância de trazer a comunidade para dentro do processo de construção da raça. “A raça é feita de pessoas que exercem seus esportes. A paleteada é muito bem representada por todos estes campeões, pela comissão técnica competente e pelo alto nível que exige. Tudo isso favorece muito a raça e qualifica ainda mais o Cavalo Crioulo”, finalizou. 

 

Dia de avaliação, testes e alinhamento de critérios

 

Com o dia cheio de atividades e troca de ideias, quem deu o pontapé inicial foi o próprio anfitrião. Chico Bastos, como é conhecido, destacou a honra de poder estar reunido em meio a nomes importantes da modalidade e poder participar da tomada de decisões da Paleteada. “Pra mim é uma honra muito grande poder receber tantas pessoas importantes aqui em casa, como estes corredores de vaca que já correm há muito tempo. Além disso, também poder passar para as novas gerações que estão vindo os bons frutos do trabalho que realizamos enquanto comunidade”, finalizou. 

 

Seguindo as atividades, os presentes puderam praticar em pista os vários tipos de corrida de vaca, levando em consideração as melhores técnicas para a modalidade. Na parte da tarde todos se reuniram para que, juntos, assistissem os registros em vídeo das atividades realizadas no local, para que fosse discutido e lapidados os critérios de avaliação desejados. Na sequência, com mais corridas definidas e com os novos métodos avaliativos já pré-debatidos, os presentes retornaram à pista para pôr em prática e testar todas as novas concepções. No final do dia, com todas as corridas finalizadas, todos puderam reavaliar e validar as escolhas, dando assim mais um passo para a atualização dos critérios de prova e julgamento que serão inseridos no futuro da Paleteada. 

 

Para Aidro Lazzari, coordenador da Subcomissão de Paleteada, o dia foi de muito trabalho e de muitos resultados positivos para a modalidade, onde foi escrito mais um capítulo de sua história. “O dia foi maravilhoso. Debatemos sobre a nossa paixão pela paleteada, uma prova que há muitos anos vem crescendo no sul e também em todo o Brasil. Este aprimoramento de critérios de avaliação beneficia muito quem vem investindo na modalidade, e também deixa mais consistente e mais justo para quem compete. Também foi muito gratificante a integração entre gerações e como coordenador eu fico muito feliz de estar contribuindo na evolução e em tornar a modalidade ainda mais preparada para o futuro”, finalizou. O próximo passo do processo é a integração das novas diretrizes dentro da própria ABCCC, reunindo e apresentando o novo modelo aos Jurados lista 1 e 2, para que todos tenham conhecimento das novas diretrizes da modalidade.