Logo -
sombra

Conheça o time que compõe a diretoria executiva da ABCCC na gestão 2022/2024

06 DE OUTUBRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 07 DE OUTUBRO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Focada em dar seguimento às ações de desenvolvimento e expansão constante do Cavalo Crioulo a nova diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, responsável pela gestão da entidade no biênio 2022-2024, tomou posse na noite desta última quarta-feira (05), em cerimônia realizada na sede da ABCCC, na Associação Rural de Pelotas/RS. Liderado pelo presidente César Augusto Rabassa Hax (clique para ver a matéria completa da posse e o perfil do novo presidente), o grupo que conduz a ABCCC pelos próximos dois anos é formado por nomes reconhecidos e com diferentes experiências no meio. Confira a seguir um pouco mais sobre cada integrante da diretoria executiva. 


VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
Miguel Scarpellini Campos

Com a missão de assumir a pasta Administrativa e Financeira da gestão 2022-2024, Miguel Scarpellini Campos traz consigo uma trajetória de outros cargos nas equipes diretivas da ABCCC. Na gestão de 2018-2020, atuou como integrante do Conselho Deliberativo Técnico do Cavalo Crioulo. Antes disso, entre 2016 e 2018, fez parte do Conselho Fiscal da Associação e durante a gestão de 2006 a 2008 atuou como membro na subcomissão de Provas.

Criador na Cabanha dos Castanheiros (afixo Castanheiros), de Pejuçara/RS, é formado em Agronomia e atualmente é agropecuarista, atuando nos municípios gaúchos de Cruz Alta, Pejuçara e Fortaleza dos Valos.

VICE-PRESIDENTE DE EXPOSIÇÕES MORFOLÓGICAS E MODALIDADES SELETIVAS
André Luiz Narciso Rosa

Natural de Curitiba/PR, André Luiz Narciso Rosa viu o Cavalo Crioulo chegar em sua vida desde cedo. Atualmente residindo em Balneário Camboriú, a aproximação se deu através dos rodeios na região de Navegantes/SC, que são muito fortes, onde a criação iniciada por seu avô, a Estância Guapuruma, já completa 35 anos de existência. Essa aproximação permitiu que André criasse vínculos com o Cavalo Crioulo, com pessoas que produziam e isso o fez participar mais ativamente de credenciadoras e do meio do Cavalo Crioulo. 

Jurado da raça, já foi o responsável pelo julgamentos de Morfologias Passaporte e da Final do Freio de Ouro, por exemplo, sendo que na última gestão também foi parte integrante da Comissão de Provas da entidade. Como criador, teve a felicidade de ter um Grande Campeão da Expointer em 2013, mesmo ano em que conquistou o primeiro Freio. 

VICE-PRESIDENTE DE PROVAS ESPORTIVAS
Fernando Gonzales

Sempre em contato com o Cavalo Crioulo, Fernando Gonzales inaugura a nova pasta administrativa que compõe a presidência da ABCCC. Com o cargo de vice-presidente de Provas Esportivas, ele já foi Coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário e Provas Jovens desde 2016, onde assumiu a responsabilidade de fazer com que as provas se tornassem cada vez mais um evento em família e amigos. 

Sua relação com o cavalo Crioulo foi uma paixão culminada por sua formação profissional, na qual atua como Médico Veterinário, mais especificamente na área Clínica e Cirúrgica de equinos. Não bastava seu desempenho como coordenador e promotor de provas para a família Crioulista, ele também já conquistou o heptacampeonato no Freio do Proprietário em 2020.

VICE-PRESIDENTE TÉCNICA
Patricia Wolf

Com formação em Medicina Veterinária pela Urcamp e  Mestrado em Reprodução e Melhoramento Genético Animal pela UFRGS, Patrícia Guidoux Leal Wolf passa a assumir como Vice-presidente Técnica. Com vasta experiência em gestão de entidades, ela já assumiu cargos como Presidente da Conexão Delta G (2019-2021 e 2021-2023); Coordenação da seção Hereford do CDT da Associação Brasileira de Hereford e Braford (2020-2022), onde também já atuou como integrante do CDT da raça em outras duas gestões. 

Na raça Crioula acompanhou ativamente a gestão do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Dom Pedrito e também a administração da vice-presidência Administrativa e do Conselho Fiscal da ABCCC, cargos os quais foram ocupados pelo esposo, Frederico Wolf. A frente da Cabanha São  Desso-Ico, atua como responsável técnica do criatório que participa de diversas modalidades da raça, com foco em funcionalidade. 

VICE-PRESIDENTE DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COMERCIAIS 
Fellipe Ribas Boratto

Com a nova missão de coordenar a pasta de Comunicação e Relações Comerciais, Fellipe Ribas Boratto já possui experiência de cargos relacionados ao Cavalo Crioulo desde o ano de 2011, quando iniciou sua trajetória junto ao Núcleo Caminho das Tropas de Criadores e Proprietários de Cavalos Crioulos, de Ponta Grossa/PR, o qual encerrou seu mandato em 2021. Junto às diretorias da ABCCC ele vem desenvolvendo trabalhos desde 2017, quando assumiu a coordenação da Comissão Jovem na gestão 2016-2018. Além de ter sido Diretor de Núcleos da Região 7 na gestão 2018-2020, ele também foi vice-presidente de Núcleos e Expansão da Entidade na última gestão. 

Formado em Administração de Empresas em 2014, possui MBA em Incorporação e Construção Imobiliária, setor no qual atua. Boratto iniciou seu contato com o Cavalo Crioulo em 2009 e, como criador com o afixo Santa Pastorina, com sede na Fazenda Capivari de Baixo, de Tibagi/PR, desenvolve um trabalho estratégico próximo às áreas de expansão da raça, o qual desbrava novos campos e que cresce ano a ano. 

VICE-PRESIDENTE DE NÚCLEOS E EXPANSÃO
Daniel Jaeger Gonçalves da Silva

Natural de Jaguarão/RS e residindo em Porto Alegre/RS, Daniel Jaeger Gonçalves da Silva estreia em um cargo diretivo integrando a nova gestão da ABCCC. Assumindo o posto de vice-presidente de Núcleos e Expansão, ele é graduado em Administração de Empresas e atua como empresário nos segmentos de varejo da saúde, produção rural e investimento e consultoria de startups.

Criador de Cavalos Crioulos desde a década de 1990, com o afixo Santa Nélia, cabanha de Jaguarão, acompanha de perto o crescimento e evolução da raça ao estar a frente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão (NCCCJ), com o qual desenvolve trabalhos diretamente como presidente desde o início de 2021. 

VICE-PRESIDENTE JURÍDICO
Gilberto Rodrigues de Freitas

Gilberto Rodrigues de Freitas é o primeiro vice-presidente Jurídico da entidade, pasta criada no biênio 2020-2022, e desde lá vem desenvolvendo este trabalho junto à Casa. Presente no cadastro da ABCCC desde 1998, o contato com o Cavalo Crioulo e os frutos da criação ganharam força e novos contornos no começo dos anos 2000. É com a Cabanha Santa Fé, de sua propriedade no município gaúcho de Aceguá, que teve suas maiores conquistas como criador da raça Crioula. 

Dentro da diretoria da ABCCC, fez parte do Conselho Fiscal nas gestões 2016-2018 e 2018-2020. Com sua formação em Direito, o advogado tem uma sociedade com a esposa e o filho em uma renomada banca de escritórios de advocacia com atuação nacional. 

1º SECRETÁRIO
Gustavo Weiand

Administrador de Empresas, Gustavo Weiand conhece bem a casa, participando consecutivamente das últimas quatro diretorias: já atuou no Conselho de Gestão, Tesouraria, Conselho Fiscal e agora no cargo de Primeiro Secretário, destacando ainda sua participação como coordenador da Campereada, na Gestão de Manoel Luís Sarmento.

Conhecendo a vivência do cavalo desde 1982,  através da criação de Crioulos de seu pai (afixo Charqueada), em 2001 Gustavo assume sua própria criação, com o afixo Bellaco, e desde então segue no convívio e no meio do Cavalo Crioulo, também integrando o quadro de jurados da raça. 

2º SECRETÁRIO
Thiago Habowski

Nascido em São Bento do Sul/SC, Thiago Habowski vê o Cavalo Crioulo em sua vida desde muito cedo. Apenas com nove anos de idade já participava de provas jovens da raça Crioula, base que foi fundamental para se tornar, hoje, um ginete do Freio de Ouro. Criador, junto com a família, da Cabanha Aliança, Thiago já atuou como jurado de exposições morfológicas e foi um dos responsáveis por eventos em prol da raça Crioula, desde 2003, na sua cabanha. 

Thiago comenta que a expectativa de estar presente na gestão da entidade no biênio 2022/2024, é de animação para contribuir e também aprender, garantindo que a raça possa crescer e obter mais criadores, fazendo com que a nova geração também tenha espaço na diretoria da Entidade.

1º TESOUREIRO
Ricardo Felipe Sperotto Terra

Ricardo Terra foi primeiro-secretário nas gestões de 2014-2016 e 2016-2018, vice-presidente de Comunicação e Relações Comerciais  na gestão de 2018-2020 e membro do Conselho Fiscal na gestão 2020-2022. Integrou, ainda,  as subcomissões de Marcha de Resistência e de Paleteadas da ABCCC. Também foi presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Vitória do Palmar/RS - Pedro Arício de Souza. 

Além disso, é um dos titulares da Estância da Tamanca, criatório com quase 50 anos de dedicação à raça Crioula, que também  se dedica à pecuária bovina (produção de Carne e Genética Polled Hereford) e à produção agrícola, especialmente às lavoura de arroz, soja e milho.

2º TESOUREIRO
Filipe Silveira Pavei

De Criciúma/SC, Filipe Silveira Pavei é usuário do Cavalo Crioulo em Paleteada e expositor em outras modalidades como a Doma de Ouro, Crioulaço e Freio de Ouro. Um dos titulares da Cabanha Pavei, de Içara/SC, é também jurado das provas de Doma de Ouro e Paleteada e já fez parte de gestões passadas da Associação. Nas três últimas diretorias, foi Diretor de Núcleos em Santa Catarina, integrante da Subcomissão do Freio Jovem e também da Subcomissão de Paleteada. 

Pavei comenta que serão dois anos de gestão com muito trabalho e com um grande potencial de crescimento, em especial ao usuário do Cavalo Crioulo, que vem demonstrando a sua força e fazendo com que todas as modalidades da raça se potencializem, sendo o papel da diretoria dar todo o suporte para esse crescimento acontecer naturalmente, com uma gestão profissional e paixão pelo Cavalo Crioulo.