Logo -
sombra

Parede da Fama de 2022 homenageará João Alberto Dutra Silveira

24 DE AGOSTO DE 2022 - ATUALIZADA EM 24 DE AGOSTO DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Com a chegada das programações que envolvem a 45ª edição da Expointer, o Cavalo Crioulo também se prepara para a realização de suas atividades no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Dando continuidade a tradição de reconhecer trajetórias marcantes dentro do universo da raça, a Parede da Fama receberá mais um grande nome que será eternizado junto ao Tattersal de Negócios do Cavalo Crioulo. No ano em que a Associação Brasileira de Cavalos Crioulos completa 90 anos, e que também comemora os 40 anos do Freio de Ouro, o nome escolhido para a homenagem é do criador da Estância Santo Antônio, Sr João Alberto Dutra Silveira, que leva consigo uma narrativa especial e que merece receber todo o reconhecimento. 

 

Com uma caminhada voltada ao mundo do cavalo e também a sua profissão como Médico Veterinário e produtor rural em Jaguarão/RS, João Alberto soma exemplos de dedicação à raça aos inúmeros anos em que esteve presente durante diversas diretorias da casa. Com exatos 26 anos de participação, o criador passou pela Diretoria de Provas, Marchas e também pela presidência do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) - além de outras pastas que integram o corpo administrativo da ABCCC. Como membro do grupo, que em meados dos anos de 1977, juntamente com o CTG Rincão da Fronteira e o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Jaguarão, deu início as disputas funcionais da raça, vindo a se tornar coordenador do primeiro documento de regulamentação das provas do Freio De Ouro, documento este que tornou-se imprescindível para a realização e continuidade da modalidade. João Alberto também atuou da tribuna, sendo jurado do Freio de Ouro tanto do Brasil quanto da FICCC e também participou do julgamento da primeira Expo Funcional no Uruguai, nomenclatura que era utilizada antes mesmo de se tornar Freio De Ouro. Já não bastasse a tamanha dedicação em auxiliar a ABCCC a fomentar o Cavalo Crioulo através das diversas modalidades, ele também assumiu o microfone oficial do Freio de Ouro, sendo locutor da prova por 10 anos, o que fez com que fosse reconhecido não só pela associação, mas também por toda a família crioulista. 

 

A homenagem em prestígio a João Alberto Dutra Silveira acontecerá no dia 26 de agosto, às 18 horas, em frente ao Tattersall, com a inserção da placa junto aos outros nomes que compõem a Parede da Fama do Cavalo Crioulo.

 

 

Parede da Fama do Cavalo Crioulo

Inaugurado no ano de 2017, o espaço já possui registros de homenagens prestadas a outros cinco nomes icônicos da raça Crioula: o ex-presidente da ABCCC e criador da Cabanha Santa Edwiges, Daniel Anzanello (homenageado em 2017); a dupla Bayard Bretanha Jacques (Cabanha Os Tuco Tuco) e Manuel Rossell Sarmento (Estância São Francisco), que juntos, na década de 1980, criaram a prova Bayard-Sarmento (homenageados em 2018); o primeiro ginete vencedor do Freio de Ouro, Vilson Chalart de Souza (homenageado em 2019); Luiz Carlos Cassal de Albuquerque, um dos pioneiros idealizadores das provas funcionais que deram origem ao Freio de Ouro e também grande incentivador da Marcha de Resistência (homenageado em 2020); e Vilson Aguiar, o segundo Inspetor Técnico da ABCCC e referência técnica da raça na Argentina e Uruguai (homenageado em 2021).