Logo -
sombra

Homenagens em alusão aos 90 anos ABCCC e 40 anos Freio de Ouro integram programação do Bocal

30 DE ABRIL DE 2022 - ATUALIZADA EM 30 DE ABRIL DE 2022 | Redator: Redação ABCCC

Se o ano inteiro é de comemorações para a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos e para o Freio de Ouro, na programação do Bocal de Ouro não poderia ser diferente. No início da tarde deste sábado (30), quando uma série de homenagens foram entregues no Restaurante do Cavalo Crioulo, a entidade foi honrada com o recebimento da medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em alusão aos 90 anos da Associação, e também fez entregas de agradecimentos aos primeiros homenageados desta temporada de celebração de 40 anos de história do Freio de Ouro.

A honraria oficial em nome do parlamento gaúcho foi entregue à ABCCC pelo deputado estadual - e também criador da raça - Sérgio Turra. “É um reconhecimento à história de tantos que fizeram do Cavalo Crioulo uma associação que é uma família. Muito obrigada por essa belíssima história. Sempre continuarei sendo mais um crioulista e fazendo tudo o que puder para manter sempre vivo esse nosso legado e nossas provas (…) que a nossa ABCCC e o Freio de Ouro tenham mais do que uma vida longa, que ela seja eterna e sempre próspera”, desejou o parlamentar que é parceiro de longa data da Associação, desenvolvendo projetos que valorizam o próprio Freio, a Marcha de Resistência, entre outros. Em retribuição, a Associação entregou uma placa de agradecimento ao deputado Turra, destacando o seu trabalho na divulgação e valorização da entidade e da raça Crioula.

 


Outro momento importante do dia foi o reconhecimento especial entregue ao criador e ex-presidente da Associação, José Antônio Marques Fagundes (Tunico Fagundes, como é mais conhecido), em agradecimento à sua contribuição para o legado da Associação e do Freio de Ouro. Além de ter atuado em diretorias da Casa, Tunico também é conhecido pela escrita de crônicas e conteúdos que preservam essa memória viva da prova, e foi o responsável por criar o nome do Bocal de Ouro, além de ter atuado como jurado na primeira edição em 2000. Ao lembrar da história, o ex-presidente destaca o crescimento da raça: “Quando nós editamos o primeiro Freio de Ouro, a gente sonhava com muita coisa, mas certamente nunca imaginamos tudo isso que aconteceu nesses 40 anos”.

Também na ocasião de recordar figuras importantes para a principal ferramenta de seleção da raça, a ABCCC entregou prêmios especiais de agradecimento aos expositores que se sagraram campeões na primeira edição do Bocal de Ouro, realizada no ano de 2000. Carlos Alberto Veríssimo da Costa, da Cabanha Santa Adriana, à época criador e proprietário do cavalo Destaque de Santa Adriana (vencedor do 1º Bocal na categoria Machos), e Jorge Sant’anna Bopp, da Cabanha Viamara, na ocasião expositor da primeira égua Bocal de Ouro, Batalha da Escondida, foram lembrados na cerimônia. Ambos, não puderam estar presencialmente, mas foram representados no momento de receber as honrarias. Os homenageados dos 40 anos do Freio de Ouro receberam uma obra especial feita pelo artista Fábio Cazaubon Soares, responsável pelas esculturas conhecidas como cavalo de arame.

Presente junto aos vice-presidentes da entidade, o presidente Onécio Silveira Prado Júnior destacou a satisfação da Associação ao poder realizar este ano festivo. “É com muita alegria que estamos prestando essas homenagens a pessoas que fizeram a nossa história, que escreveram boa parte dela”, ressaltou o gestor, relembrando que a Associação retoma as atividades mais próximas e presenciais depois de dois anos impactados pelo maior distanciamento ocasionado pela pandemia. “Importante saudar sempre todos os associados e todos os diretores que vieram (nesses 90 anos) fazendo com que a nossa Associação seja ainda mais pujante e reconhecida em todo o Brasil”, ainda destacou.

Na oportunidade, também estiveram presentes, representando a ABCCC, a vice-presidente de Comunicação e Relações Comerciais, Camilla Menezes, o vice-presidente Técnico, José Luiz Lima Laitano, o vice-presidente Administrativo e Financeiro, César Augusto Rabassa Hax, e o vice-presidente de Núcleos e Expansão, Fellipe Ribas Boratto. Das autoridades, além do deputado Sérgio Turra, o evento foi acompanhado pela nova subsecretária do Parque de Exposições Assis Brasil, Elizabeth Cirne Lima.

 

>> Clique para ver a galeria de fotos completa da cerimônia de homenagens