Logo -
sombra

ABCCC divulga jurados aprovados para a Lista 2

11 DE FEVEREIRO DE 2022 - ATUALIZADA EM 16 DE FEVEREIRO DE 2022 | Redator: Luiz Ricardo Hüttner/ABCCC

Com o processo seletivo aberto no final do ano passado, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) definiu os nomes dos novos jurados que passam a integrar a Lista 2, ou lista auxiliar, e assim aptos para julgarem as modalidades do Cavalo Crioulo. Entre os dias 7 e 9 de fevereiro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, os candidatos previamente selecionados na primeira etapa passaram pelas etapas de prova objetiva, prática e avaliação psicológica. 

 

O processo seletivo foi composto por quatro etapas. A primeira consistia no envio de currículos e da documentação necessária para avançar à segunda etapa. Na segunda etapa, 18 candidatos estavam aptos para a prova objetiva. Com 25 questões de múltipla escolha, os candidatos deveriam acertar ao menos 80% da prova sobre os regulamentos da raça crioula. Na prova prática, com o recurso de vídeo, os candidatos julgavam todas as etapas do Freio do Freio de Ouro. A última etapa consistiu em uma avaliação psicológica. 

 

Ao fim de todo o processo, quatro novos jurados passam a integrar o quadro de jurados da ABCCC. O executivo técnico e integrante do Conselho Deliberativo Técnico da ABCCC, Rodrigo Albuquerque Py, relata como se deu esse processo: "É um processo extremamente importante para o ingresso de jurados nas listas da raça crioula, que estão habilitados a julgar as modalidades da raça, um processo fundamental para que a gente consiga, de forma objetiva e clara, aplicar as provas que os jurados serão submetidos posteriormente na tarefa de julgamento. É um processo extremamente rígido, com etapas objetivas. Acredito que os quatro selecionados tem muito bom nível e têm condições de fazer carreira como jurado dentro da raça, o que vai depender do trabalho deles daqui pra frente", relata Py. 

 

A partir de agora todos os aprovados  ingressam na lista 2 e podem ser convidados e indicados para julgar todas as modalidades, exceto classificatórias e finais do Freio de Ouro. Py considera que esse modelo de seleção é o ideal a ser seguido, já que traz benefícios para a seleção da raça. Para ele, "é um processo salutar para renovação e qualificação do nosso corpo de jurados, uma coisa que daqui pra frente a gente não abre mão desse modelo para cada vez mais capacitarmos e formarmos novos jurados, qualificar nosso corpo de jurados, que isso vai ter um reflexo direto no processo de seleção da raça crioula", finaliza. 

 

Conheça um pouco dos novos jurados da raça crioula:

 

- Luciano Comiotto


 

É Médico Veterinário formado na Universidade de Passo Fundo. Nascido em Veranópolis/RS atualmente reside em Nova Prata. Trabalha como Veterinário e administrador na Cabanha Encantto, de propriedade da família e em outras cabanhas e centros de treinamentos da região, na parte de clínica e reprodução de equinos. "Meu contato com cavalos iniciou em 2002, a partir de 2004 a família começou a criação com a Cabanha Encantto, iniciei participando de provas de laço em rodeios, depois em 2016 comecei a competir no Freio do Proprietário, em 2017 iniciei nas paleteadas, onde fui finalista nos anos 2019/20/21. Já competi algumas provas de campereada também".

 

Ele conta que "o interesse em ser jurado surgiu a partir da busca pelo conhecimento e identificação de bons indivíduos para selecioná-los e direcionar suas campanhas de acordo com as características de cada um, com esse conhecimento adquirido ao longo dos anos olhando cavalo crioulo e participando de provas me senti com capaz de contribuir com a raça atuando como jurado".

 

"O sentimento é de alegria e satisfação em poder contribuir com a associação atuando como jurado, e de gratidão pela confiança e apoio de todos para que eu chegasse até aqui. Reconheço a importância e responsabilidade em ser jurado e buscarei sempre aprender mais para desempenhar da melhor maneira".

 

- Mário dos Santos Suñe 


 

Nascido em Bagé/RS, reside na cidade e é Médico Veterinário, com especialização em Manejo e Reprodução de Bovino de Corte. "Minha família cria Cavalo Crioulo desde o princípio da Associação, então faz parte da minha vida desde sempre. Já participei de várias provas seletivas e esportivas da Raça Crioula como: Freio Jovem, Marcha de Resistência, Crioulaço, Campereada, três vezes Finalista do Freio de Ouro, 11 vezes consecutivas Finalista do Campeonato Nacional de Paleteadas".

 

"Estou muito contente pela aprovação nessa seletiva de Jurados da ABCCC. Acredito que as trocas de informações e conhecimentos, assim como aprender com os mais experientes, tem muito a acrescentar na minha vida pessoal, profissional e como um apaixonado e admirador da Raça Crioula. Sei da responsabilidade, mas sem dúvida estou disposto a ajudar e contribuir da melhor maneira possível para a constante evolução e seleção da Raça Crioula". 

 

- Matheus Falabrette Hagemann


 

É Médico Veterinário formado pela UPF- Universidade de Passo Fundo e natural da mesma cidade. Atualmente reside na cidade de Ponta Porã, no estado do Mato Grosso do Sul. É criador e já participou de Credenciadoras, Crioulaço e Paleteadas. "O interesse em ser jurado vem da vontade de ver o Cavalo Crioulo galopando pelo mundo, pois durante a minha graduação estive em países como: Estados Unidos e Dubai fazendo estágios e por mais diferentes que fossem as modalidades praticadas em todos os lugares eu sempre vi espaço pro crioulo, que é um cavalo que, encilhado tem a capacidade de ganhar o mundo, como já disse José Ronald Bertagnolli"

 

Para ele, essa aprovação é "um momento que significa a coroação e o reconhecimento de muito estudo e dedicação ao Cavalo Crioulo".

 

- Santiago Duglio Schiavo


 

É Zootecnista formado pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, de Dom Pedrito. É natural e reside atualmente em Santana do Livramento/RS. Trabalha com ferrageamento de equinos. Desde a adolescência tem contato com o Cavalo Criouo e trabalha profissionalmente com a raça desde o ano de 2014. "Minha vontade em me tornar jurado surgiu pelo meu interesse de num futuro me tornar técnico da Associação"

 

"Essa aprovação significa, pra mim, o primeiro passo para a realização de um sonho. Acredito que ajudarei a contribuir na seleção do nosso Cavalo Crioulo".