Logo -
sombra

Lila Tellechea e Paulo Móglia são homenageados com medalha Paulo Brossard

06 DE SETEMBRO DE 2021 - ATUALIZADA EM 06 DE SETEMBRO DE 2021 | Redator: AgroEffective | ABCCC

Dois grandes nomes da raça Crioula foram homenageados na noite de sábado, 4 de setembro, com o Mérito Febrac, em evento ocorrido no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A distinção, promovida pela Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), agraciou Lila Franco Tellechea e Paulo Gomes Móglia com a medalha Paulo Brossard, que desde 2019 é entregue à personalidades do setor agropecuário pela entidade. O presidente da ABCCC, Onécio Prado Junior, e a vice-presidente de Comunicação e Relações Comerciais, Camilla Menezes, prestigiaram a cerimônia.

 

Em seu discurso, o presidente da Febrac, Leonardo Lamachia, definiu Lila como um mulher de coragem, visionária e muito à frente de seu tempo, quando se fala em Angus e criação de Cavalos Crioulos. "Deu sequência ao grande trabalho que desenvolveu com o doutor Flávio Bastos Tellechea agregando filhos, netos e bisnetos. No ano passado, aqui na Expointer, a dona Lila, do hospital, insistiu com a Mariana que entrasse na cocheira com o celular e mostrasse a grande campeã de Esteio a Basca Constância. Parabéns por tudo que fez e que ainda fará por todos nós", destacou.

 

Sobre Móglia, salientou ser um homem criado na lida do campo. Presidiu por duas vezes a ABCCC, a Associação Rural de Bagé e o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do município. "Lidera a Cabanha Firmeza e contribuiu e contribui com a sua capacidade de trabalho, competência, experiência e conhecimento  da criação em todas as associações e atividades associativas para as quais se doou e fez grande diferença. Foi inovador e um dos introdutores da raça Braford no Rio Grande do Sul, na longíqua década de 70, introduziu o Freio de Ouro Uruguai e na Argentina", ressaltou.

 

A cerimônia, prestigiada por autoridades e representantes do setor agropecuário, também homenageou o advogado Ricardo Alfonsin, o comunicador Paulo Sérgio Pinto, o comandante Militar do Sul, general Valério Stumpf e o vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, que ocupa também o cargo de secretário Estadual de Segurança Pública. Também receberam homenagens especiais na noite a secretária Silvana Covatti, o leiloeiro Fábio Crespo, o assessor da Diretoria do Sistema Farsul, Milton Cunha, além de uma homenagem póstuma ao produtor Breno Prates, recebida por sua filha Carla.