Logo -
sombra

Conheça o time domingueiro do Freio de Ouro 2020

26 DE SETEMBRO DE 2020 - ATUALIZADA EM 28 DE SETEMBRO DE 2020 | Redator: Marina Bonati/ABCCC

Depois de mostrar a aptidão vaqueira dos conjuntos nas etapas de Mangueira e Campo I, 14 machos e 14 fêmeas garantiram a vaga na disputa pela final do Freio de Ouro 2020 neste sábado (26). Com uma diferença de meio ponto entre a 1ª e a 6ª colocada no ranking, a categoria das éguas levantou diversas placas pretas e já preparou o público do Cavalo Crioulo para um domingo (27) de extrema competitividade pelo pódio. Os conjuntos da categoria machos também não ficaram para trás e, com altas médias parciais, fizeram bonito no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, na programação da Expointer Digital. A disputa final está marcada para iniciar ao meio-dia com transmissão ao vivo, abertura oficial e etapas de Mangueira, Bayard/Sarmento e Campo II.

O domingo contará também com representantes de três diferentes países, sendo eles Argentina, Brasil e Uruguai. No time uruguaio, três fêmeas e um macho chamam a atenção para a força dos hermanos, em especial Poral Santa Rita, com o ginete Juan Pablo Gonzales, e Colibri Matrero, guiado por Gabriel Marty. A égua lobuna fez a maior média de campo das fêmeas, levantando placas 10, 10 e 10 na primeira corrida e 9,5 ,10 e 10 na segunda, ficando em 8ª colocação. Já Colibri assumiu a liderança nos machos após a corrida de vaca. Dos oito animais uruguaios na competição, o resultado foi de 50% de aproveitamento para a grande final. A torcida argentina também poderá acompanhar o desempenho do conterrâneo Don Pocho El Caudillo.

 

RANKING FÊMEAS 

 

RANKING MACHOS



Liderança de peso
Divindad 42 Nombrado (direita da foto) atingiu o topo do ranking após etapa de Campo I. Com uma linhagem de 11 exemplares no Registro de Mérito da ABCCC, a douradilha bragada fez 19,878 pontos de média. Além da funcionalidade, ela também já teve passagens por exposições morfológicas e participação na FICCC. Guiada pelo ginete Fábio Teixeira da Silva, atual Freio de Ouro, ela é exposta por Gabriela Zancanaro, da Cabanha da Figueira, em Panambi/RS e classificou-se através da Gaúcha Sul. A égua faz parte dos dez exemplares da final do Freio de Ouro com a montaria do ginete Fabio Teixeira, sendo cinco com vaga garantida para o domingo.

 


O ginete do macho líder também vai para a fase final com 50% dos seus animais. Gabriel Marty irá com Colibri Matrero para a disputa com o multicampeão no topo do ranking, mais dois exemplares dos seis classificados. O Cavalo uruguaio iniciou a etapa morfológica com a segunda maior média entre os machos (8,217) e terminou a primeira fase no topo da parcial, onde alcançou 20,719 pontos de média. O tostado negro, no entanto, já vinha de uma campanha vitoriosa. Conquistou o Freio de Ouro FICCC em 2018 e o Freio de Bronze em Esteio/RS no mesmo ano. Também foi o 3º Melhor Macho da Expo Prado 2016 na capital uruguaia de Montevidéu. É filho de Del Oeste Acierto e Colibri Matrera e é criado e exposto pela Cabaña La Pacifica, do Uruguai.

 



Grande final ao vivo
Através dos canais oficiais da ABCCC, o público confere ao vivo a transmissão das provas pelo Facebook, YouTube e site oficial da Associação, além de acompanhar todos os bastidores das atividades pelo Instagram @cavalocrioulooficial. As atividades também estão se do retransmitidas através do site do Lance Rural. A apresentação iniciou na quinta-feira (24) com a condução da jornalista Estela Facchin, que já cobriu 13 Finais do Freio de Ouro, e os comentários do médico veterinário e técnico da raça há 10 anos, Cláudio Neto de Azevedo. No entanto, para a cobertura do domingo (27), a apresentadora assumirá a reportagem em pista e quem a apresentação ficará por conta do estreante Leôncio Severo, radialista que trabalha com a raça Crioula desde 2013. Agregando conhecimento técnico às transmissões, Cláudio Neto Azevedo permanece e Alexandre Pons Suñe, técnico credenciado à ABCCC há 20 anos, soma ao time de transmissão.


PROGRAMAÇÃO
27 de setembro de 2020 (domingo)
12h - Início da transmissão ao vivo
12h30 - Abertura oficial do 39º Freio de Ouro
13h - Prova de Mangueira - Fase Final
14h45 - Prova Bayard/ Sarmento - Fase Final
15h50 - Prova de Campo - Fase Final
17h - Entrega de prêmios do 39º Freio de Ouro


O ciclo do Freio de Ouro 2020 conta com o patrocínio de Supra, Vetnil, Get Track, Facta e Massey Ferguson e com o apoio do Lance Rural e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Além disso, os apoiadores do Kit Cabanha são: Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin e Estância Tamanca.