Logo -
sombra

Conheça os jurados das próximas Exposições Passaporte

02 DE MAIO DE 2018 - ATUALIZADA EM 03 DE MAIO DE 2018 | Redator: Matheus Pereira/Especial ABCCC

Oito vagas. Quatro machos e quatro fêmeas seguem adiante na disputa da Morfologia. As Passaporte definem os exemplares que seguem para Esteio/RS e o final de semana contará com duas exposições que, juntas, definem 16 finalistas. Uberaba/MG recebe sua classificatória entre 3 e 6 de maio, enquanto Santa Maria/RS tem sua prova marcada para os dias 5 e 6.


 


Em Uberaba, o jurado é Mário Móglia Suñé. Natural de Bagé/RS, Suñé vê sua história se mesclar com a do Cavalo Crioulo, já que faz parte da quarta geração de criadores. Jurado há mais de 30 anos, Mário começou a trajetória na cidade natal, quando avaliou uma prévia. Para Suñé, ser jurado é mais do que estar atualizado e presente no ambiente de provas, mas também contribuir com a raça. Ainda que reconheça a grande responsabilidade do ofício, o jurado garante tranquilidade, já que segue rigorosamente os critério estabelecidos pela associação.


 


Já em Santa Maria, quem fica responsável pela avaliação é João Luís Arísio. Jurado desde 1999, Arísio tem currículo excelente: já avaliou Bocal e Freio de Ouro. O que mais desperta seu orgulho, contudo, é ter julgado grandes exemplares da história da raça. Participar da Passaporte é uma boa oportunidade de conhecer e lançar outros nomes da raça Crioula. Para João, ser jurado é selecionar e representar a raça, além de olhar para o futuro e saber onde se quer chegar.