Logo -
sombra

Confira quem são os jurados da Classificatória de Brasília

12 DE JULHO DE 2017 - ATUALIZADA EM 13 DE JULHO DE 2017 | Redator: Arthur Grohs/ABCCC

A última Classificatória à Final do Freio de Ouro tem lugar, data e corpo de jurados definidos. O palco da prova, que começa no dia 13 de julho, é o Parque de Exposições Granja do Torto, em Brasília/DF. Já, o trio de avaliadores é formado por Mateus Gularte da Silveira, César Augusto Rabassa Hax e Roberto Martins Crespo. O evento marca o último passo para a Expointer, onde ocorre a final da competição.


 


Confira o perfil dos jurados:


 


Mateus Gularte da Silveira – Jurado na Final do Freio de Ouro de 2016, Mateus Gularte da Silveira chega para compor o trio de jurados da última Classificatória do ciclo 2017. Natural de Canguçu/RS, o avaliador também participou do julgamento de conjuntos na Classificatória de Esteio/RS, que ocorreu em maio deste ano.


 


Silveira tem dez anos de experiência quando se fala em avaliação nas provas oficiais do Cavalo Crioulo. E destacou o nível do Freio de Ouro, em outras oportunidades, chegando a dizer que é “praticamente perfeita”.


 


César Augusto Rabassa Hax – “Nascido e criado” em propriedade rural, César Augusto Hax, começou sua relação com o Cavalo Crioulo em 1999, quando começou a frequentar eventos da raça. Um dos jurados da Classificatória que ocorre em Brasília, ele iniciou sua trajetória como avaliador em 2006, numa Credenciadora, em Rio Grande/RS, por meio de um convite. “A forma como eu enxergo as provas hoje é totalmente diferente de antes”, disse Hax.


 


A responsabilidade, segundo o avaliador, é a mesma desde uma Credenciadora até a Final do Freio de Ouro. De forma que as regras se sobrepõe a qualquer tipo de preferência pessoal. Além disso, “eu acho uma honraria julgar, porque tu estás com a responsabilidade de seleção da raça”, completa ele. Sobre a Classificatória, Hax diz que existe uma boa expectativa e destaca o fechamento de um ciclo.


 


Roberto Martins Crespo – Jurado desde 2006, Roberto Crespo é natural de Porto Alegre/RS e faz parte da administração da Cabanha Carapuça. Sua estrada como avaliador iniciou no primeiro curso de jurados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), em 2006, quando naquele mesmo ano, Crespo estrearia nas pistas para avaliar conjuntos, em Barra Velha/SC, em uma Credenciadora.


 


“Ser jurado é uma forma de contribuir para a evolução da raça”, segundo ele. Quando questionado sobre as suas expectativas para a Classificatória, Crespo disse acreditar na expansão da região de fomento. Além disso, destacou o Freio de Bronze alcançado no último ciclo por um conjunto de um criador de Brasília.