Logo -
sombra

Definidos os conjuntos finalistas da Classificatória de Itu

08 DE JULHO DE 2017 - ATUALIZADA EM 08 DE JULHO DE 2017 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

Depois de um dia intenso voltado a testar a aptidão vaqueira dos conjuntos competidores, estão definidos os 20 exemplares (dez machos e dez fêmeas) que voltam à pista para a disputa da fase final da Classificatória Aberta ao Freio de Ouro de Itu/SP. Após concluir as etapas de mangueira e campo neste sábado, 8 de julho, o grupo de finalistas entrará na manhã decisiva liderado pela fêmea Imbuia do Juquiá e pelo macho Floreio Gravatá.


 


A tordilha vinagre bragada, égua de propriedade da Cabanha Juquiá de Guarapuava/PR, sustentou a liderança conquistada desde o início das etapas funcionais. Comandada em pista pelo ginete Éder Salgueiro alcançou desempenhos equilibrados na lida com o gado, o que garantiu a permanência na primeira colocação parcial.


 


Já a divisão dos garanhões tem seu terceiro líder nessa semifinal. Foi só na última etapa, a prova de campo, que o gateado ruivo Floreio Gravatá ultrapassou os concorrentes e se tornou líder às vésperas do dia decisivo. Comandado por Fabrício Barbosa, o macho é de propriedade da Cabanha Gravatá, de Gravataí/RS.


 


Clique aqui e confira a parcial completa.


 


A avaliação da divisão das fêmeas está a cargo de Ciriaco de Macedo Py, Francisco Kessler Fleck e Jean Carlos Santos Mendes, enquanto na categoria dos machos o julgamento é de Fábio Muricy Camargo, Felipe Caccia Maciel e Sandro Fonseca do Amaral.

A disputa da semifinal retorna neste domingo, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural. O circuito do Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Supra e Ford. A realização é da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e a promoção do Canal Rural.


 


[RELEMBRE]


Primeiro dia


Na ordenação da etapa morfológica, realizada na quinta-feira, 6 de julho, dois representantes do estado do Paraná saíram com vantagem e equilibrados entre si no que diz respeito ao quesito conformação. A égua da Cabanha São Rafael, Batalha do Purunã, e o garanhão de propriedade das cabanhas Santa Luzia do Imbuial e Crioulos do Iguaçu, Quebracho Colorado da scondida, deixaram a pista, ambos, com 7,533 de média.


 


Segundo dia


A funcionalidade foi testada pela primeira vez na sexta-feira, 7 de julho, com o cumprimento de Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas, fase que mexeu com as parciais. Após a apresentação de habilidade e precisão de movimentos, a égua Imbuia do Juquiá conquistou a ponta, depois de ter saído com a décima nota morfológica. Entre os garanhões, provando que a competição é imprevisível e disputada etapa a etapa, o zaino Dom Alberto Lucero terminou havia terminado o julgamento morfológico na penúltima colocação da fila, mas se recuperou no desafio funcional e ultrapassou os concorrentes assumindo a liderança.