Logo -
sombra

Mário Móglia Suñe: jurado da Passaporte de Lavras do Sul

30 DE JUNHO DE 2017 | Redator: Arthur Grohs/ABCCC

O jurado da Exposição Morfológica Passaporte que acontece em Lavras do Sul/RS é Mário Móglia Suñe. Natural de Bagé/RS e com vasta experiência em se tratando do Cavalo Crioulo, o avaliador chega para acrescentar mais uma prova no currículo.


 


De família crioulista, o criador basicamente teve a paixão pela raça cultivada desde pequeno. Quando tinha 19 anos, foi às pistas pela primeira vez para julgar exemplares e nunca mais parou. Hoje, aos 54 anos, ele foi indicado pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) para ser o jurado desta Passaporte.


 


 


- Tu és natural de que cidade?


Bagé/RS


 


- Quando e como iniciou a tua trajetória junto à raça crioula?


Desde o nascimento já fui inserido neste universo. Sou bisneto, neto e filho de criadores. A nossa vida se confunde com o cavalo crioulo.


 


- Você julga há aproximadamente quantos anos?


Mais de 30, uns 33 ou 34.


 


- Lembra qual foi a primeira vez que entrou em pista para julgar?


Eu estava na faculdade, tinha 19 anos, hoje estou com 54. Foi para julgar uma prévia em Bagé. Me senti muito bem. Tive o apoio de companheiros mais experientes, na época, e ocorreu tudo de forma tranquila. Foi uma experiência muito positiva.


 


- Por que escolheu ou como surgiu a ideia de ser jurado da ABCCC?


Foi algo que aconteceu de maneira inesperada, na época não tinha os quesitos, então eu comecei a receber convites de núcleos e de criadores. Mas decidi seguir porque é uma colaboração à raça Crioula e, ao mesmo tempo, uma maneira de estar atualizado e presente em pista baseado nos critérios que Associação preconiza.


 


- Para você, qual é a responsabilidade de ser jurado da ABCCC?


É, sem sombra de dúvidas, uma responsabilidade enorme, devido ao momento que a raça vive: (crescente evolução), novos criadores, cavalos cada vez melhores. Temos que ter responsabilidade e saber defender o nosso ponto de visa, porque nunca vamos agradar a todos, mas deve-se ter consciência de que estamos nos baseando rigorosamente nos critérios que a associação estabelece.


 


- Qual a sua expectativa para essa Passaporte?


Eu acho que todos os eventos são muito especiais e, pela informação que eu tenho, esta será uma das grandes Passaportes deste ciclo. Pois contará com animais de muita qualidade e que representam muito bem a raça.