Logo -
sombra

Confira o perfil do jurado da passaporte de Araranguá: Luis Rodolfo Machado

13 DE JUNHO DE 2017 - ATUALIZADA EM 13 DE JUNHO DE 2017 | Redator: Yago Moreira/ABCCC

Gaúcho de Caçapava do sul, Luis Rodolfo Machado, iniciou sua trajetória, junto à raça crioula, logo cedo. Desde o início da juventude o pecuarista já acompanhava o pai na lida com os animais e nas atividades a campo. Ao longo do caminho, vivenciou diversas histórias que marcaram a sua carreira, ultrapassaram o tempo e ficaram guardadas na memória. Dentre elas, dois momentos são lembrados com muito carinho: o primeiro foi a participação da final do Freio de Ouro de 2014 – competição mais importante do calendário crioulo; e o segundo foi o julgamento de uma passaporte realizada em Bagé/RS, onde a expressividade se deu pelo grande número de participantes e pela qualidade dos animais presentes. Hoje, Luiz revela que, cada vez em que pisa em uma pista de provas, a sensação de orgulho vai além da realização pessoal, pois ter a oportunidade de participar e contribuir com a raça é a sua grande motivação.


 


Há quantos anos trabalhando como jurado?


Julguei uma credenciadora em 1996, estive afastado por alguns anos e retornei por volta de 2000.


 


Como foi a sua primeira experiência à frente de um júri?


Luiz lembra que foi convocado a substituir o atual presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), devido a um contratempo. E depois dessa oportunidade acabou gostando da ideia. Passou pelo crivo, realizou os trâmites necessários e desde então permanece atuante.


 


O que te levou a virar jurado da ABCCC?


Isso foi consequência do envolvimento com lida e a criação desde cedo. Com o tempo o trabalho acabou sendo visualizado.


 


Na tua opinião, o que é ser jurado?


Ser jurado, na verdade, é cada vez mais um compromisso com a raça e uma responsabilidade, porque tu acabas influenciando tanto quem tá assistindo, quanto quem tá participando. E por isso temos que ser o mais técnico possível.


 


Qual a sua expectativa para essa Passaporte?


É muito boa, pois os outros passaportes realizados em Santa Catarina foram muito bons e com resultados funcionais e morfológicos excelentes. Espero que Araranguá supere as minhas expectativas.