Logo -
sombra

Conheça o perfil do trio de jurados das fêmeas da Classificatória de Pelotas

06 DE JUNHO DE 2017 - ATUALIZADA EM 06 DE JUNHO DE 2017 | Redator: Arthur Grohs/ABCCC

A Classificatória de Pelotas/RS ao Freio de Ouro se inicia na próxima quinta-feira, dia 8. Ao passo que a final da maior competição da raça chega, o número de vagas se reduz e a disputa fica cada vez mais acirrada para garantir um lugar no Parque de Exposições Assis Brasil.


 


A prova, que ocorre na cidade onde a sede da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), tem dois trios de jurados. Um trio se responsabiliza pelo julgamento dos conjuntos com cavalos e outro pelos conjuntos com éguas. Os nomes envolvidos na avaliação dos exemplares foram indicados pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT).


 


Confira os nomes dos jurados que compõe o trio:


 


Carlos Loureiro de Souza – A relação do jurado Carlos Loureiro de Souza com o Cavalo Crioulo vem de família. Seu avô começou sua criação de exemplares da raça por volta de 1932 e, desde então, a família nunca mais deixou de ter contato com o Cavalo Crioulo. “Me criei dentro da ABCCC”, disse o jurado, lembrando que o seu pai chegou a atuar como superintendente do Setor de Registro Genealógico (SRG).


 


Para Souza, o Cavalo Crioulo é, ao mesmo tempo, trabalho e lazer: “trabalho administrando a (Cabanha) Itapororó Santa Marta e, quando estou de folga, estou no meio dos cavalos também”.


 


Seu trabalho como jurado teve início em 2008, quando a Associação criou o curso de jurado para a lista 2. Um dos momentos mais marcantes das vezes em que entrou na pista para avaliar foi o julgamento da Morfologia da Expointer, em 2014.


 


“Ser jurado é uma imensa responsabilidade. Se lida com o esforço do criador, do investidor, do treinamento, do próprio animal. É um envolvimento bem grande que se tem no entorno do animal”, disse. Souza ainda falou sobre a expectativa para a prova, avaliando que o ciclo tem sido muito bom, o que contribui para que também se espere notas altas nessa Classificatória.


 


Leonardo Ardenghy – O ano era 2011 quando Leonardo Ardenghy pisou em pista na Credenciadora de Passo Fundo/RS para atuar pela primeira vez como jurado, ao lado de Rodrigo Py e Marcos Stumpf. Agrônomo e natural de Palmeira das Missões/RS, ele chega à Classificatória dizendo que “todo fim de semana em que julgo é atípico”.


 


Segundo Ardenghy, julgar a prova é uma imensa responsabilidade por se tratar de animais, criadores e ginetes extremamente competentes. “Poder avaliar essas provas te faz manter o foco e te motiva demais”, diz.


 


Sobre as expectativas, ele responde com: “são ótimas, o tempo parece ser bom pela previsão e a Classificatória é uma das mais acirradas do Ciclo depois do Bocal de Ouro. Não tem ‘jogo fácil’”.


 


Para o jurado, a prova fica mais especial por conta do fato de que a cidade é também uma localidade de criatórios muito tradicionais. “É um baita palco”, completou Ardenghy.


 


Thiago Schilling de Ávila – Outro jurado a compor o trio de fêmeas é Thiago Schilling de Ávila. Natural de Campo Bom/RS, o pecuarista iniciou sua trajetória nos julgamentos da raça em 2011, numa Credenciadora em Araranguá/SC, após ser aprovado no curso de jurados da Associação.


 


Para Schilling, o convite para julgar a final do Freio de Ouro, em 2016, marcou sua carreira profundamente. Ele coloca que “participar do julgamento da final da maior prova da raça com pouco tempo de carreira faz valer a pena todo o esforço colocado por nós quando vamos à pista”.


 


O jurado acredita que, por conta da sede da ABCCC ser em Pelotas, a Classificatória tem um gosto especial, “um charme a mais”. Segundo ele, “a ABCCC tem uma preocupação muito grande com a infraestrutura, então os locais de prova costumam ter um bom nível sempre”.


 


Quando questionado sobre as expectativas para a Classificatória a qual julgará, Schilling deixa claro: “as expectativas são muito boas. O ciclo está em excelente nível e as vagas estão afunilando, a exigência de qualidade cresce e só posso esperar um bom nível”.


 


Confira também o perfil do trio de jurados dos machos clicando aqui.