Logo -
sombra

Conheça o perfil do jurado da Passaporte de Uruguaiana: Lauro Varela Martins

25 DE ABRIL DE 2017 - ATUALIZADA EM 03 DE MAIO DE 2017 | Redator: Júlia de Andrade/ABCCC

Morador e natural do sudoeste de Lages/SC, Lauro Varela Martins é criador há mais de 20 anos. Trabalhou na administração da Cabanha São Rafael por duas décadas, da qual se orgulha em ter feito parte da equipe durante tanto tempo. Atualmente trabalha como gerente da Cabanha Maior e revela: “meu dia é 100% voltado para o Cavalo Crioulo”.


 


A relação com a raça veio de casa. O pai de Lauro foi um dos primeiros criadores de Santa Catarina e fundador do atual Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense. “Meu pai foi quem me oportunizou os primeiros contatos e conhecimentos sobre o Cavalo Crioulo”, afirma Lauro. O jurado, que há 23 anos exerce a função de avaliar não somente os seus animais, irá julgar a Morfologia Passaporte de Uruguaiana/RS, que acontece no Parque de Exposições Agrícolas e Pastoril, entre os dias 28 e 29 de abril.


 


Saiba mais sobre o jurado na entrevista exclusiva:


 


- Você julga há aproximadamente quantos anos?


Eu julgo há aproximadamente 23 anos.


 


- Lembra qual foi a primeira vez que entrou em pista para julgar?


O primeiro julgamento foi em uma Credenciadora em Balneário Camboriú/SC.


 


- Por que escolheu ou como surgiu a ideia de ser jurado da ABCCC?


Não é uma questão de escolha, é uma questão de oportunidade. Para um criador, poder ver e comparar outros animais entre si é uma experiência enriquecedora. Isso amplia o nosso leque comparativo. Existe muita diferença entre a visão do expositor e criador da visão do jurado. O jurado pensa em aspectos especificamente técnicos que vão ser úteis para avaliar exemplares da raça e também acaba por avaliar a sua própria criação.


 


- Tem algum julgamento que te marcou mais?


Considero todos os julgamentos importantes. O que diferencia uns dos outros são detalhes. Para mim, o primeiro Bocal de Ouro que eu julguei foi uma experiência marcante. Não só pela pista de Esteio, o contato com a estrutura de lá, mas também pela importância da funcionalidade da prova. Assim como o julgamento do primeiro Freio de Ouro, a prova mais importante do circuito.


 


- Para você, qual a responsabilidade de ser jurado da ABCCC?


O jurado dá as diretrizes para a raça. Ele orienta o criador nas suas escolhas e nos passos a serem seguidos para o aperfeiçoamento da criação. É um profissional – mesmo que não remunerado – que cumpre o importante papel de ajudar os criadores na seleção da raça.


 


- Qual a sua expectativa para essa Passaporte?


As melhores possíveis, por dois motivos. Uruguaiana tem um grande número de criadores de Cavalos Crioulos e essa criação está aliada à qualidade dos animais. São muitos animais e animais bons. É uma região com alta concorrência.