Logo -
sombra

Julgamento morfológico abre a Classificatória de Buenos Aires

05 DE ABRIL DE 2017 - ATUALIZADA EM 05 DE ABRIL DE 2017 | Redator: Arthur Grohs/ABCCC

Em programação paralela ao Bocal de Ouro, que ocorre em Esteio, a capital argentina Buenos Aires é sede da Classificatória do país vizinho ao Freio de Ouro. O evento ocorre no Parque de Exposições de Palermo e é promovida pela Asociación Criadores de Caballos Criollos (ACCC) durante a Expo Outoño.


 


Ao fim da primeira etapa, a avaliação dos jurados na primeira etapa foi muito positiva, especialmente em relação ao alto nível das fêmeas. O julgamento morfológico ocorreu na pista central, já as provas funcionais ocorrem na pista coberta.


 


Os jurados da categoria fêmeas foram o argentino Federico Arguelles e os brasileiros Felipe Maciel e Jorge Aginelo do Nascimento. Na categoria machos, o trio foi formado pelos dois brasileiros, novamente, e por outro argentino, desta vez Ricardo Matho Meabe. A supervisão técnica é de Frederico Araújo, profissional credenciado da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).


 


Com os resultados parciais da primeira etapa já impressos, na liderança das fêmeas está a égua Del Oeste Pampeana, seguida por La Brava Casandra e La Brava Bromelia. A categoria machos tem como líder Malarriado Velero, na segunda colocação está Cambacua Acayu e Charque Sereno ocupa a terceira colocação.


 


O técnico Jorge Aginelo do Nascimento ilustrou o crescimento da raça Crioula, “o fomento está muito grande, tanto de ginetes quanto dos próprios criadores. Vemos muita boa vontade de os criadores argentinos melhorarem seus cavalos e os ginetes aprimorarem as técnicas de apresentação”.