Logo -
sombra

Conhecimento sobre a raça é atração em Londrina

02 DE ABRIL DE 2017 - ATUALIZADA EM 02 DE ABRIL DE 2017 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

Em meio a seleção de animais, a troca de conhecimentos também teve espaço durante a Exposição Passaporte em Londrina/PR. Uma conversa conduzida pelo analista de expansão da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Gérson de Medeiros, e pelo técnico Jorge Aginelo do Nascimento integrou a programação. O momento, realizado na noite do dia 1º de abril, reuniu integrantes do Núcleo Paranaense de Criadores de Cavalos Crioulos e visitantes da feira interessados em saber mais sobre a raça Crioula.


 


Aberta com a fala do presidente do Núcleo, Elizandro Pellin, que destacou o trabalho local e a importância da presença do Crioulo na ExpoLondrina, a palestra fez um apanhado sobre história e dados atuais da Associação, apresentou as modalidades - tanto as oficiais quanto as novas práticas que vem ganhando força no meio - e ainda apresentou as ações já realizadas e os planos futuros para fortalecer ainda mais a expansão da raça, temos conduzidos por Medeiros.


 


Já Nascimento, supervisor credenciado à ABCCC, reservou o tempo para tratar da Morfologia do cavalo Crioulo, buscando explicar, ponto a ponto, desmembrando cada parte do cavalo, como é feita a avaliação morfológica de uma exemplar da raça, questão que muitas vezes gera dúvidas entre os expositores e o público que acompanha um julgamento. 


 


O evento


A 3ª Exposição Passaporte de Londrina ocorreu entre os dias 31 de março e 2 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga dentro da programação da ExpoLondrina, considerada uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina.