Logo -
sombra

ABCCC premia o Craque Funcional do ciclo

07 DE MARçO DE 2017 | Redator: Karen Nunes/ABCCC

Chegar na final do Freio de Ouro como um dos oito melhores colocados -entre machos e fêmeas -, não torna um deles necessariamente o cavalo com a melhor média funcional do ciclo. Para terminar a temporada como o animal mais bem pontuado pela funcionalidade, era feita a média do somatório dos pontos funcionais dos finalistas do Freio de Ouro, excluindo apenas as notas morfológicas desta soma. Esse processo não muda, a diferença é que agora é oficial. Conhecido somente no final da maior seletiva da raça, este cavalo levará o título de Craque Funcional.


 


Para o vice-presidente de Eventos, Eduardo Azevedo, a decisão de tornar este reconhecimento oficial foi tomada pela Diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e a ideia extraída do próprio público crioulista, que há muito tempo ovaciona e destaca o melhor cavalo funcional do ciclo dentro da pista. “Historicamente, sempre valorizamos no Freio de Ouro aquele animal que atingia as melhores medias funcionais durante a prova, agora oficializamos e vamos premiar este cavalo”, salienta. Até então, o craque era eleito de maneira informal pela torcida e criadores que acompanhavam os finalistas nota por nota, mas não era premiado pela Associação.


 


Mais uma vez, buscando atender às demandas que surgem do nosso público durante os eventos, a oficialização do título foi trazida para reunião da diretoria, discutida e aprovada. Na final do Freio de Ouro 2017, vamos conhecer o Craque Funcional do ciclo.