Logo -
sombra

Alpaca ou Cobre? Conheça as características de cada material

02 DE MARçO DE 2017 - ATUALIZADA EM 07 DE MARçO DE 2017 | Redator: Marina Bonati/ABCCC

“Alpaca ou Cobre?”, foi a pergunta que chegou ao público apaixonado pelo Cavalo Crioulo no dia 23 de fevereiro. O questionamento foi colocado em votação para decidir o material a compor o prêmio referente ao 4º colocado no Freio de Ouro, conforme decidido em Assembleia Geral Extraordinária, no dia em que antecedeu a publicação da enquete. Com entusiasmo, em uma semana, os registros já contabilizavam mais de 600 opiniões. E ainda há tempo para participar. Clique aqui e dê a sua opinião.


 


No entanto, se você ainda está em dúvida sobre qual material escolher, separamos uma explicação breve a respeito de cada um deles. Confira:


 


 


Alpaca


Parece prata, mas não é. Alpaca é uma liga metálica composta por cobre, níquel e zinco - com porcentagens que variam. O material é visto em muitos elementos que permeiam a vida de quem cultiva o cavalo Crioulo – arreios, por exemplo –, até mesmo nas tradicionais facas utilizadas junto à vestimenta de muitos. A cor se assemelha a do aço.


 


Cobre


Conhecido pela produção de materiais condutores de eletricidade, o Cobre é um elemento químico também presente em muitas ligas metálicas – como a própria Alpaca, e até mesmo em bronze. O tom é avermelhado e fácil de ser distinguido em objetos. Porém, a história que o rodeia é longa e de outras épocas: há quem diga que ele foi o primeiro metal minerado e trabalhado pelo homem.