Logo -
sombra

Novo formato de Admissão Veterinária será estreado em Araranguá

14 DE FEVEREIRO DE 2017 - ATUALIZADA EM 17 DE FEVEREIRO DE 2017 | Redator: Marina Bonati/ABCCC

Como um evento teste, a Credenciadora de Inéditos de Araranguá/SC irá dar o pontapé inicial ao novo formato de Admissão Veterinária adotado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) - um método baseado nos procedimentos da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), espelhado da Federação Equestre Internacional (FEI). Com data marcada para o dia 17 de fevereiro, o momento será oportuno para apresentar o funcionamento em sua amplitude e esclarecer possíveis dúvidas que possam surgir ao longo do processo.


 


Preservar ainda mais a saúde do cavalo atleta. É em torno deste objetivo que a subcomissão de Bem-Estar Animal, juntamente com a subcomissão de ginetes, percebeu a necessidade de investir em um exame veterinário e não somente técnico - como é feito até o presente momento. “Nós queremos preservar a saúde do animal e nos certificarmos de que ele tem total capacidade de competir”, ressalta o coordenador da subcomissão de Bem-Estar Animal, Marcelo Cairoli. No entanto, a ideia não é dificultar a Admissão. E sim gerar maior qualidade ao evento, aumentando o cuidado em relação ao animal responsável por movimentar as pistas crioulistas de todo o Brasil.


 


O exame


Ao chegar no local da prova, o animal passará por um processo que leva, em média, um minuto para ser concluído. “Ele é movimentado por um trote de mais ou menos 30 metros, entre ida e volta”, explica o médico veterinário integrante da subcomissão de Bem-Estar Animal, Jarbas Castro Júnior. Desta forma, é possível avaliar se há algum problema locomotor, sinais de dores ou feridas - o que permite verificar se ele está em plena condição de participar de uma prova equestre. 


 


Bem-Estar em primeiro lugar


Depois de medidas como “Sangue Zero”, penalidades por excesso de ajuda, permissão para que os jurados tenham autonomia retirar animais da competição ao perceber comportamentos que demonstrem incômodos, dores e outras irregularidades, o novo modelo de Admissão Veterinária só vem a somar no processo de evolução das questões que envolvem o Bem-Estar Animal. Após o teste, ela já será colocada em prática nas próximas classificatórias ao Freio de Ouro.