Logo -
sombra

Consultar o histórico do animal é fundamental antes da aquisição

09 DE FEVEREIRO DE 2017 - ATUALIZADA EM 09 DE FEVEREIRO DE 2017 | Redator: Marina Bonati/ABCCC

Antes de fechar negócio na compra de um automóvel, por exemplo, o procedimento básico que antecede a assinatura dos papeis é a consulta do histórico do veículo. O mesmo deve acontecer na hora de investir em um cavalo Crioulo. No entanto, ao invés da ir a fundo na pesquisa com o número da  placa de carro, os cavalos são identificados pelo SBB - e é por meio dele que o futuro proprietário poderá verificar a situação de registro do animal que irá compor o seu plantel.


 


“É necessário saber se a pessoa que oferece o animal é realmente proprietária e se há registro desse animal”, salienta o superintendente de Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Frederico Araújo. Para isso, o primeiro passo é consultar o site da ABCCC, verificar entre outras situações se não existe reserva de domínio e no caso de égua prenhe, o questionamento a ser feito é se ela possui padreação.


 


A ABCCC também fornece aos proprietários a Certidão de Regularidade Registro (CRR) que pode ser uma forma de garantia ao comprador - mesmo não sendo um documento obrigatório.