Logo -
sombra

Movimiento a La Rienda define campeões da temporada

02 DE SETEMBRO DE 2016 - ATUALIZADA EM 04 DE SETEMBRO DE 2016 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

Novamente várias nações se unem em prol do cavalo Crioulo, que encontra na Expointer, o momento mais propício para a integração entre brasileiros e argentinos, unidos pelo Movimiento a La Rienda. Na decisão da modalidade em 2016, o dia 2 de setembro marca a eternização de outras grandes performances da raça e a formação de mais um pódio do circuito que bateu recordes este ano. No topo das premiações, Marcelo Renato de Souza com Escaramuça da Santa Marta do Jóca lideram o topo de cinco grupos diferentes de vencedores.


 


Na pista do Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, nem mesmo com o avançar da noite os competidores ou o público se rendeu. Na beira da pista gritos emocionados eram ouvidos sempre que uma boa performance era executada. E não era para menos, a evolução do desafio realmente cresce a cada temporada em cada uma das categorias.


 


Grande desempenho


Para o conjunto formado por Marcelo Renato de Souza e Escaramuça da Santa Marta do Jóca, a vitória na categoria Profissional A veio depois de um desempate com Rubens Branco montando General da Judá. "Eu treinei muito para essa prova. Me preparei muito. Eu venho há um tempo correndo atrás do resultado e por isso me considero um merecedor desse resultado. E a pista de hoje estava bem pesada, difícil, até as notas não foram tão altas. Ainda assim tivemos nível elevado de provas", fala.


 


Alta performance


Na categoria Profissional B, Reinaldo Kreusch no comando de Vento Negro da Robsur também apresentou uma performance excelente. E tanta competência foi valorizada com o devido merecimento - ao alcançar duas notas 10 - e demonstrar a qualidade técnica da dupla que conseguiu nota máxima em uma etapa de alta exigência como o Volapié e outra na Volta Sobre Patas.


 


Como se não bastasse o conjunto também alcançou a maior nota final do evento, sendo o único a atingir 59 pontos. “Atribuo essa vitória à confiança, minha e de quem acredita no meu trabalho, assim como o proprietário do animal. É difícil isso hoje em dia”, fala o treinador, escolhido ainda como o Ginete Destaque da prova.


 


Equipe qualificada em cada segmento


Baseada nos oito movimentos básicos da equitação, o La Rienda é uma prova que exige muito treinamento e dedicação na hora de entregar a prova aos jurados. Cada uma das categorias contou com uma equipe de julgamento diferenciada que se alternava a cada divisão ao trazer nomes como Ronaldo Kreusch, Luis Bustos, Golbery Vasconcellos, Juarez Silva, Junior Mess e Airon Henrique na avaliação das técnicas apresentadas.  


 


Presente nas finais brasileiras desde a primeira edição, o jurado argentino, Luis Bustos, diz sair novamente satisfeito com a qualidade encontrada aqui. "Todos os anos cresce o nível dos ginetes e dos cavalos. E agora me surpreendi, porque também vejo que entre os jurados novos há um nível muito bom. Alguns melhores do que os da Argentina. Creio que o Brasil está em condições de competir de igual para igual com a Argentina e também ganhar. Estou muito contente e orgulhoso de formar parte deste grupo mais uma vez" destaca Bustos.


 


Além do desempenho funcional, as características morfológicas dos animais em pista foi outro foco de atenção. Dessa forma, Escaramuça da Santa Marta do Jóca, de Romeu Koch, recebeu o certificado de Selo de Raça. A honraria partiu do técnico responsável pela prova, Felipe Caccia Maciel, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).


 


Integração


Dividido em cinco categorias, o La Rienda contou neste ciclo com 59 eventos e movimentou mais de 270 animais, quase o dobro da temporada anterior quando foram registrados 139 exemplares inscritos. Isso comprova não só a evolução dos conjuntos, como também o aumento da procura pelo rigor dos testes impostos pela prova de origem hermana.


 


Cobertura e interatividade garantidas


Mais uma vez outra final da raça foi transmitida em tempo integral, ao vivo pelo site da ABCCC. Com a apresentação de Estela Facchin e os comentários de Carlos Loureiro de Souza e Leandro Amaral, a decisão do Movimiento a La Rienda também foi uma modalidade a levar informação e promover um espaço para interação da comunidade crioulista nacional e internacional. A previsão até o encerramento da cobertura, iniciada no primeiro dia do Freio de Ouro, é de ultrapassar a marca de 80 horas de transmissão.


 


Confira o resultado:


 


Profissional A 


1º lugar


Marcelo Renato de Souza montando Escaramuça da Santa Marta do Jóca


Nota: 52,5 (desempate: 21,5)


 


2º lugar


Rubens Branco montando General da Judá


Nota: 52,5 (desempate: 18)


 


3º lugar


Marcelo Renato de Souza montando CAC Cajuru Decidida


Nota: 52


  


Profissional B


1º lugar


Reinaldo Kreusch montando Vento Negro da Robsur


Nota: 59


 


2º lugar


Luís Augusto Matte montando Sansão da Trinta e Oito


Nota: 54


 


3º lugar


Rodrigo Marciel Pereira montando Villa Verde Jaguar


Nota: 50


 


Amador A


1º lugar


Rafaela Regina Wosniack montando Imperatriz da Saragana


Nota: 52


 


2º lugar


Mário Pires montando Obstinado do Infinito


Nota: 51,5


 


3º lugar


Thiago Cortês Linhares montando El Entrevero Pesadelo


Nota: 48


 


Amador B


1º lugar


Osmar Mosimann Neto montando Enrosco da Mal Abrigo


Nota: 45


 


2º lugar


Nelso Mees Júnior montando General da Judá


Nota: 43,5


 


3º lugar


Jean Carlo Cardoso montando Basco Tamarindo


Nota: 43


 


Crioulos do Futuro


1º lugar


Cleiton Guimarães de Vargas montando Los Palos Cienfuegos


Nota: 43,5


 


2º lugar


Odair José do Amaral montando Mapuche Isaura


Nota: 41


 


3º lugar


Odair José do Amaral montando Mapuche Ibiza


Nota: 40,5