Logo -
sombra

Filas começam a ser formadas rumo aos novos ícones da Morfologia

29 DE AGOSTO DE 2016 - ATUALIZADA EM 30 DE AGOSTO DE 2016 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

É tempo de Expointer e a raça não para. Na sequência às fortes emoções da final do Freio de Ouro 2016, as fileiras mais aguardadas do ano estão sendo formadas na Casa do cavalo Crioulo. Ao todo, 232 animais devem entrar em pista, entre esta segunda e terça-feira (29 e 30), em busca das escarapelas que consagram os melhores da Conformação na temporada.


 


Entre as mudanças deste ano está a forma de julgamento que passa a contar com dois e não apenas um jurado, diferentemente das finais anteriores. Em 2016 os criadores Francisco Martins Bastos Sobrinho e Jorge Aginelo do Nascimento têm, juntos, a dura tarefa de ordenar as fileiras que levarão na terça-feira à escolha dos melhores exemplares Crioulos, na 39ª Expointer, em Esteio/RS. Outra novidade é a participação de um árbitro para auxiliar na avaliação, trabalho sob a responsabilidade do argentino Carlos Solanet.


 


Grande disputa


E nem mesmo a chuva tirou o brilho dos animais ou afastou o público de prestigiar esse importante momento da raça. No primeiro dia, foram avaliadas todas as categorias dos machos e as fêmeas até 19ª categoria de Potranca Maior. Portanto, nesta terça-feira, a avaliação recomeça às 8h com a análise das últimas três divisões restantes do dia anterior e, a seguir, as Éguas Menores e as Éguas Adultas são colocadas à prova.


 


Consagração


À tarde o foco da atenção e, também maior expectativa, fica em torno da entrega das rosetas dos campeonatos e grandes campeonatos, fase na qual serão definidos os novos ícones da Morfologia do ciclo 2016.


 


Conforme um dos jurados, Jorge Aginelo do Nascimento, este ciclo morfológico teve um alto percentual de aproveitamento, com animais de excelentes atributos. “Já imaginava que se apresentaria um grupo seleto como esse, mas a cada categoria mais nos impressionamos”, aponta.


 


Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o circuito da Morfologia conta com o patrocínio de Banrisul, Vetnil e Laurentia, além do apoio de Supra.