Logo -
sombra

1º Outono Crioulo de Caxias do Sul é concluído com êxito

14 DE JUNHO DE 2016 - ATUALIZADA EM 14 DE JUNHO DE 2016 | Redator: Rochele Ücker/ABCCC

Realizado nos dias 11 e 12 de junho, o 1º Outono Crioulo de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, foi um sucesso! O evento, promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos e realizado nos Pavilhões da Festa da Uva, integrou na programação uma Concentração de Machos, uma Resenha Coletiva, uma disputa de Campereada e a final do Freio Serrano 2016.


 


O frio intenso - característico dessa época do ano na Serra Gaúcha -, se fez presente, mas não atrapalhou o evento que contava com uma estrutura de pista coberta. Dessa forma, os competidores não tiveram problemas para desenvolver suas habilidades junto ao cavalo Crioulo.


 


Ao todo, entre amadores e profissionais, foram 15 participantes. Os ginetes, alguns da região e outros de cidades distantes como Vacaria e Porto Alegre, disputaram em clima amistoso e de confraternização. Na ocasião, além de serem nomeados os vencedores da 3ª etapa do Freio Serrano, foram consagrados os campeões do circuito – pois essa foi sua última fase.


 


Em comunicado, a diretoria do Núcleo dos Vinhedos parabeniza os vencedores e agradece aos participantes – público e competidores. E ainda, ressalta a importância do apoio recebido de proprietários de centros de treinamento que abriram suas portas para o circuito, de jurados, de narradores, de colaboradores e de todas as pessoas que, de alguma forma, contribuíram para a realização da competição. Deixando o alerta: “O circuito do Freio Serrano 2017 promete ser ainda melhor”.


 


Sobre o Freio Serrano


O Freio Serrano é uma competição funcional promovida pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos com o objetivo de fomentar o Cavalo Crioulo na região. Ela foi criada com base no regulamento do Freio de Ouro e possui as provas de Andadura, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas, Mangueira (somente Aparte), Bayard Sarmento e Paleteada Virtual.


 


O circuito 2016, que contou com o patrocínio de Irapuru Operador Logístico, foi dividido em três etapas e os campeões foram definidos pela soma de seus pontos após o final da última fase - de forma similar ao Freio do Proprietário. Clique aqui para saber mais sobre a pontuação.


 


Resultados:


 


3ª etapa do Freio Serrano 2016


Categoria Amador


1º lugar


Marcelo Ramos com Açucena do Aguay. Média final: 9,691


 


2º lugar


Alexandre Ferri com RZ Dançarino da Carapuça. Média final: 9,187


 


3º lugar


Vinicius Gobatto com Ana Terra do Mercador. Média final: 7,100


 


Categoria Profissional


1º lugar


Leonardo Zatti com Euro de São Marcelino. Média final: 10,931


 


2º lugar


Paulo Branco com João Alberto João Doido. Média final: 8,806


 


3º lugar


Carlos Rasquina com Macaca da Reconquista. Média final: 8,598


 


Circuito Freio Serrano:


Categoria Amador


1º lugar


Alexandre Ferri com RZ Dançarino da Carapuça. Total: 28 pontos


 


2º lugar


Marcelo Ramos com Açucena do Aguay. Total: 18 pontos


 


3º lugar


Alex Luz com Las Missiones Que Lua. Total: 16 pontos*


*Superou o 4º colocado na categoria amador no 2º critério de desempate: maior pontuação na soma das médias do circuito.


 


Categoria Profissional


1º lugar


João Luis Nunes com Bienvenido Guaylon. Total: 22 pontos**


 


2º lugar


Leonardo Zatti com Euro de São Marcelino. Total: 22 pontos


 


3º lugar


Carlos Rasquina com Macaca da Reconquista. Total: 20 pontos


**Superou o 2º colocado na categoria profissional no 1º critério de desempate: maior número de participações nas etapas realizadas.