Logo -
sombra

Definidos os finalistas da Classificatória da Região Norte

04 DE JUNHO DE 2016 - ATUALIZADA EM 04 DE JUNHO DE 2016 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

Ao ouvir o som da palavra “autorizado”, o objetivo de todos torna-se o mesmo. Mas o sucesso de cada conjunto depende de uma execução certeira na hora de demonstrar todo o potencial da raça Crioula dentro da arena e, agora, apenas dez concorrentes de cada categoria seguem em busca das vagas na decisão. Esse é o panorama de mais uma semifinal do Freio de Ouro, a da Região Norte, em Vacaria/RS, onde os concorrentes passaram por mais um desafio na caminhada rumo à classificação.  Neste sábado (4), com a inclusão do gado na disputa, participando das provas de mangueira e campo, foi finalizada a primeira fase da classificatória sediada no Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz, definindo os concorrentes que retornam para a fase final da competição.


 


Após uma nova troca de posições na concorrida categoria das fêmeas, Carrasca do Purunã é quem termina o dia ponteando o grupo. Depois de concluir a primeira etapa com a sexta melhor nota morfológica, a gateada da Cabanha São Rafael - de Balsa Nova/PR - cresceu com as provas funcionais e alcançou o topo da tabela de classificação, onde ficou alternando entre a primeira e a segunda posições no decorrer das etapas. A líder atual é seguida por Ricoleta de São Manoel, que também chegou a se manter na liderança por um período no decorrer deste sábado, após a prova de Mangueira.


 


Na outra disputa, entre os machos, Sargento do Itapororó manteve a posição conquistada já na manhã deste sábado, com a etapa de Mangueira, na primeira vez em que houve mudança no topo da tabela de classificação parcial. O desempenho apresentado com o gado garantiu ao cavalo a primeira posição. O garanhão que pertence a Cabanha Itapororó/Santa Marta, de Alegrete/RS, ultrapassou Abre Cancha da 3J - que ponteava a prova até então e agora segue na segunda colocação.


 


Clique aqui e confira a parcial completa da primeira fase.


 


Assim, ficamos a um passo de conhecer quem garante vaga na decisão. Todas as expectativas estão voltados para as emoções que a manhã de domingo (5) reserva para competidores, expositores e público. A partir das 9h, os vinte melhores conjuntos enfrentam as etapas de Mangueira, Bayard-Sarmento e Campo, selecionando quem garante passaporte direto para a grande final do Freio de Ouro na Expointer.


 


Acompanhe de onde estiver


A fase final da etapa classificatória da Região Norte contará com transmissão ao vivo pelo Canal Rural. Além disso, é possível acompanhar as notas em tempo real através do aplicativo Cavalo Crioulo Oficial ou acessando www.abccc.com.br/freiodeouro. Toda a cobertura da semifinal também está disponível em nossa fanpage no Facebook.


 


A semifinal


No total, 65 animais (33 fêmeas e 32 machos) deram a largada na corrida em busca de uma das oito vagas em aberto na Classificatória da Região Norte. A disputa, iniciada no dia 2, segue até domingo (5), quando mais finalistas do Freio de Ouro serão conhecidos.


 


O levantar de placas está a cargo de dois trios de jurados. Carlos Loureiro de Souza, Leandro Amaral e Thiago Schilling de Ávila tem a responsabilidade de julgar as fêmeas. Já na categoria dos machos, a avaliação é de Mário Móglia Suñe, Mateus Gularte Silveira e Rouget Gigena Wrege.


 


O ciclo do Freio


Supervisionada por Ricardo Guazzelli Martins, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a Classificatória ao Freio de Ouro da Região Norte, sediada em Vacaria, é a sexta semifinal da modalidade na temporada e conta com o apoio do Núcleo Serrano de Criadores de Cavalos Crioulos.


Oorganizado pela ABCCC, o ciclo do Freio de Ouro 2016 conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford. O apoio é da Supra.


 


Confira a programação: 


5 de junho (domingo)


9h - Fase final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova de Campo)


12h - Encerramento e entrega de prêmios