Logo -
sombra

Entonada da Maior e Cosechero do Purunã lideram fase final da classificatória em Pato Branco

28 DE MAIO DE 2016 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

A disputa no Sudoeste do Paraná começou com 31 animais, entretanto, somente dez conjuntos de cada categoria retornam à pista do Parque de Exposições Pato Branco neste domingo (29). O que eles têm em comum? Continuam no páreo que pode levar até mais oito exemplares à elite da raça que brilhará na Expointer 2016. Na manhã que antecede a formação do pódio na Região Sete, Entonada da Maior e Cosechero do Purunã começam o dia com a vantagem de quem está na frente.


 


Mas antes dos líderes do sábado (28) terminarem a fase inicial na dianteira, as primeiras notas destacaram ainda na sexta-feira (27), a égua Basca Tehuana e macho Campana Zapata como os melhores na Conformação. Já quando as placas da funcionalidade foram erguidas pelo trio formado por Cláudio Neto de Azevedo, Guilherme Kempa Abascal e Vinícius Guedes Freitas, a dupla Catanduva Ostia entre elas, e Cosechero do Purunã entre eles, assumiu o topo da tabela.


 


O desafio do gado


À tarde, a aptidão vaqueira foi a maior cobrança que encontrou na pista de Mangueira a chance para novas trocas de posições. Quem não perdeu tempo e aproveitou ao máximo a oportunidade foi Entonada - comandada pelo ginete Daniel Teixeira - que ultrapassou Catanduva após o aparte e a pechada subindo para primeira posição, agarrando-a até a conclusão da última corrida de vacas.  O garanhão Cosechero – conduzido por Fábio Teixeira da Silveira - fez o mesmo e defendeu a ponta até o último boi ser retomado.


 


Segundo o jurado Vinícius Guedes de Freitas, no geral os conjuntos andaram bem diante da dificuldade imposta pelo gado, mas na fase final é que devem despontar as melhores performances. “Na primeira prova de Campo o grupo se saiu bem, mas amanhã (domingo) melhora toda a cavalhada”, antecipa.


 


Por dentro de cada detalhe


O desempenho de cada concorrente pode ser acompanhado ao vivo na beira da pista ou pela transmissão do Canal Rural. As notas também podem ser conferidas pelo público em tempo real através do aplicativo Cavalo Crioulo Online, disponível nas plataformas Android e IOS.


 


Semifinal paranaense


A prova iniciada na sexta-feira (27), conta com o apoio do NCCC do Sudoeste do Paraná e a supervisão técnica de Gustavo Arhanitsch, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O julgamento recomeça domingo (29), a partir das 9h com a segunda avaliação na Mangueira.


 


Organizado pela ABCCC, o circuito do Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Ford e o apoio de Supra.


  


Programação


Domingo – 29 de maio


9h – Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova de Campo)


12h – Encerramento e entrega de prêmios