Logo -
sombra

Catanduva Ostia e Campana Zapata lideram a semifinal ao Freio de Ouro no PR

27 DE MAIO DE 2016 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

Novamente o circuito do Freio de Ouro desembarca em Pato Branco, no Paraná.  Em sua sétima classificatória à maior seletiva funcional, o município na Região Sete reuniu 31 conjuntos - 17 fêmeas e 14 machos. Ponto estratégico para o fomento da raça e também para a conquista de vagas no desfecho da temporada 2016, o estado poderá garantir no próximo domingo (29) até oito finalistas na Expointer.


 


As avaliações no Parque de Exposições Pato Branco atraíram exemplares de criatórios de quatro estados e ainda do Distrito Federal, congregando as genéticas desenvolvidas no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo em um só lugar. A avaliação começou na sexta-feira (27) com o desafio da Conformação.


 


Na etapa morfológica, a fêmea Basca Tehuana, da Cabanha Basca, de Uruguaiana/RS abocanhou a primeira dianteira. Na sequência o macho Campana Zapata, da Cabanha Sabiendas, de Porto Alegre/RS, assumiu a ponta entre os garanhões. Entretanto, após as primeiras placas da funcionalidade serem levantadas, na tarde somente para as matrizes, Catanduva Ostia, da Fazenda Paraíso, de Balsa Nova/PR, pulou direto do terceiro lugar para o topo da tabela.


 


Rumo ao pódio


No comando das placas estão os jurados Cláudio Neto de Azevedo, Guilherme Kempa Abascal e Vinícius Guedes Freitas. De acordo com Azevedo, a qualidade dos animais enche os olhos de qualquer selecionador e nem mesmo a chuva foi capaz de interferir nas performances dos competidores que devem se destacar pelo equilíbrio do começo ao fim da seletiva. “Estamos com um nível muito bom, formado por fêmeas muito parelhas. A pista mesmo molhada dá firmeza e segurança para os concorrentes e não tirou o brilho da prova”, aponta.


 


Expectativa em elevação


Na manhã deste sábado (28) será a vez dos reprodutores fazerem bonito nas Andaduras e na Figura, darem um show na Volta Sobre Patas (VSP) e chamar a atenção na beira da arena com as Esbarradas. Entretanto, o momento de maior apreensão dentro e fora da pista ficará por conta das performances diante do gado, quando machos e fêmeas precisarão mostrar o potencial de sua aptidão vaqueira.


 


As melhores notas no aparte e na pechada na Mangueira, somadas à destreza na condução dos novilhos na Prova de Campo, serão essenciais para conseguir as maiores notas. Tudo para estar no grupo autorizado a voltar na pista para a fase final no domingo, quando os mais novos finalistas do ciclo serão conhecidos.


 


À prova em solo paranaense


A seletiva conta com o apoio do NCCC do Sudoeste do Paraná e a supervisão técnica de Gustavo Arhanitsch, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). O julgamento no Parque de Exposições do município recomeça neste sábado (28), a partir das 9h com a avaliação das Andaduras da categoria Machos.


 


Organizado pela ABCCC, o circuito do Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Ford e o apoio de Supra.


 


Acesse aqui a primeira parcial da disputa.


 


Programação


Sábado – 28 de maio


9h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas – Machos


14h – Mangueira – Fêmeas/Machos


15h30min – Prova de Campo – Fêmeas/Machos


 


Domingo – 29 de maio


9h – Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova de Campo)


12h – Encerramento e entrega de prêmios