Logo -
sombra

Argentina realiza primeira classificatória ao Freio de Ouro 2016

30 DE MARçO DE 2016 - ATUALIZADA EM 30 DE MARçO DE 2016 | Redator: Rejane Costa/AgroEffective

Seletiva em Buenos Aires vai contar com 44 animais, número recorde de participação na prova que definirá os primeiros conjuntos para a grande final


 


A Argentina realiza no período de 30 de março a primeiro de abril a primeira classificatória para a grande Final do Freio de Ouro 2016. A seletiva acontece na La Rural de Palermo, em Buenos Aires, e faz parte da programação de uma grande feira promovida no país vizinho chamada Nuestros Caballos, evento que representa a final do programa anual de competições.


 


Segundo o vice-presidente técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Francisco Fleck, a classificatória argentina deste ano terá um número recorde de participação com 44 animais. Salienta que houve um crescimento na realização de credenciadoras no país argentino. Fleck reforça ainda a participação cada vez maior dos criadores argentinos de todos os tamanhos, tanto pequenos quanto grandes, no Freio de Ouro. O dirigente da ABCCC também destaca a qualidade dos ginetes que vem melhorando e se profissionalizando. “A qualidade dos animais também vem crescendo, embora ainda não seja o mesmo nível do Brasil por alguns fatores como a genética. O Brasil já tem muitos anos de seleção do Freio de Ouro”, explica Fleck.


 


A classificatória argentina vai definir os oito primeiros classificados para a final do Freio de Ouro que ocorre em agosto, em Esteio/RS. Serão três jurados: Vinícius Guedes Freitas, Carlos Cattani e Leandro Amaral. Conforme Freitas, que participou como jurado de uma das credenciadoras da Argentina, houve uma grande evolução em termos de doma e de ginete. ”Acredito que será uma grande prova com a classificação de quatro machos e quatro fêmeas para a final do Freio de Ouro, e que irão abrilhantar ainda mais a prova em Esteio”, afirma.


 


Confira a programação do evento:


 


30 de março (quarta-feira)


8h – Admissão


11h – Morfologia


13h – Andadura/Figura


 


31 de março (quinta-feira)


8h – Mangueira I


19h – Prova de Campo


 


1º de abril (sexta-feira)


15h – Mangueira II


17h30min – Bayard Sarmento/Prova de Campo II