Logo -
sombra

Cabanha JLV é a grande vencedora do Mancha Crioula 2016

22 DE FEVEREIRO DE 2016 - ATUALIZADA EM 23 DE FEVEREIRO DE 2016 | Redator: Rejane Costa/AgroEffective

Uma sexta-feira com muito sol e temperatura alta reuniu um grande público na quinta Exposição Nacional de Tobianos, Oveiros e Bragados – Mancha Crioula, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. O evento organizado pela Trajano Silva Remates definiu os grandes campeões desta edição de 2016.


 


A grande vencedora do dia foi a égua Santa Estrella Elegância-TE, do expositor José Valmir Silveira D’Avila, da Cabanha JLV, de Montenegro/RS, que levou o título de Grande Campeã das fêmeas e Melhor Exemplar da Raça. Nos machos, o Grande Campeão foi o cavalo Legado da Marãna, da expositora Manuela M. de Souza e Central Santa Izaura, do estabelecimento Sementes e Cabanha Guabiju/Central Santya Izaura, das cidades de Jóia/RS e Santa Maria/RS.


 


Segundo o expositor da Grande Campeã da Exposição Morfológica, José Valmir Silveira D’Avilla, foi feita uma aposta nesta potranca. “Nós a acompanhamos desde o nascimento e acreditamos muito nela. É a nossa aposta para 2017 na Expointer”, garante D’Avilla.


 


Para o jurado Carlos Loureiro de Souza, o nível dos animais foi excelente. “Surpreendeu, porque não são todos os dias que se encontra um nível tão bom, principalmente de fêmeas, como ocorreu. Os animais que se apresentaram bem na Exposição Morfológica do Mancha Crioula, devem repetir o mesmo êxito na próxima Expointer”, afirma.


 


O diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, considera que o evento superou as expectativas em termos de organização e presença de público, salientando ainda a casa lotada durante o Leilão Mancha Crioula ocorrido na quinta-feira, dia 18. “Além de vendas internacionais, com o animal mais caro comercializado para o Paraguai, vendemos também para nove estados brasileiros, inclusive para o extremo Norte. Isso nos dá a certeza e a tranquilidade de que estamos fazendo as coisas bem feitas”, explica.


 


Silva destaca ainda a primeira prova funcional realizada no evento, que, segundo ele, respondeu de forma fantástica, envolvendo famílias e momentos de muita alegria. “O Mancha Crioula se solidifica cada vez mais e a expectativa para 2017 é de que teremos um evento muito maior e melhor. Acredito que fazendo as coisas bem feitas e com empenho teremos bons resultados”, enfatiza.


 


A prova funcional foi dividida em duas categorias. O primeiro lugar na categoria Adulto foi de Nino de Jesus Pinto (Nininho), montando Trinta e Três Julgadora, do município de Gravataí/RS. Em segundo lugar ficou Luis Fernando de Campos, montando Cambona do Rincão do Ibicui, de Cruzeiro do Sul/RS e na terceira colocação, Cláudio Gonçalves, montando Guaycuru Mananero, de Pantano Grande/RS.  Na categoria Infantil, os vencedores foram: em primeiro lugar, Juliano Gonçalves, montando Guaycuru Mananero, de Pantano Grande/RS. E em segundo, Gabriela  Brener, montando Que Bela da Marcamar, de Santa Maria/RS.


 


Confira o resultado (prova não-oficial):


 


FÊMEAS


Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça


Santa Estrella Elegância-TE; criadores Silvio Luis Rickes e Marcelo R. Móglia, expositor José Valmir Silveira D’avila; Cabanha JLV, Montenegro/RS


 


Reservada Grande Campeã


Marconi Maragata, filha de Equador de Santa Edwiges e Marconi Gata Manhosa, criador e expositor Alexandre Espíndola Araújo, Cabanha Marconi, Santana do Livramento/RS


 


3ª Melhor Fêmea


Gata Morena 182 da Vendramin, criador Aldo Vendramin, expositor Vinícius Pellenz; Cabanha Vanguarda Crioula – Vale Real (Rs)


 


4ª Melhor Fêmea


Buena Luna Do Liberman, criador e expositor Diogo Pandolfi; Sítio LB, Erebango/RS


 


MACHOS


Grande Campeão  Legado do Marãna, criadores Manuela M. de Souza e Roberto M. de Souza Filho; expositores Manuela M. de Souza e Central Santa Izaura; Sementes e Cabanha Guabijú / Central Santa Izaura, Jóia/RS e Santa Maria/RS


 


Reservado Grande Campeão Uruguaio da Lagoa Seca, criador Gilda Campello, expositor Juliano Neimaier Figueiredo; Cabanha Figueiredo, Uruguaiana/RS


 


3º Melhor Macho JI Laçador, criadora e expositora Inês Nicoloso de Castro; Estância Santa Inês, Bagé/RS


 


4º Melhor Macho Três Pontas Xiru da Boa Vista, criadores Fábio Camargo e Luiz Mierczynski Neto, expositor Condomínio Três Pontas Xiru da Boa Vista; Vacaria, São Jerônimo e Sapiranga/RS