Logo -
sombra

No primeiro Rookie Day, o Crioulo deixa a sua marca

17 DE FEVEREIRO DE 2016 - ATUALIZADA EM 17 DE FEVEREIRO DE 2016 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

Para os apreciadores da Rédeas, os dias 13 e 14 de fevereiro de 2016 permanecerão sempre na memória. Pela primeira vez em terras brasileiras, ocorreu o 1º Rookie Day, que teve 20 conjuntos participantes. Junto ao evento, também foi realizado o 1º Non Pro Day -- Dia do Amador --, no qual destacou-se com a melhor nota o cavaleiro Evandro Levendosk com o macho da raça Crioula, Berro d'Água da Quinta.


 


Realizado em Tietê/SP, no Haras Raphaela, o 1° Rookie Day Brasil já é um marco não somente para o nosso país, mas também para a América do Sul. O evento, que é realizado e conhecido no mundo todo, destina-se aos cavaleiros que nunca tiveram contato com o esporte, no formato de clínica, cujo objetivo é fomentar a modalidade e atrair novos adeptos.


 


Como resultado, Catharine Ferrazoli recebeu a melhor nota no Rookie Day. Já a melhor equipe do evento foi a de David Hanson. Já no Non Pro Day, a nota mais alta foi conquistada pelo cavaleiro Evandro Levendosk com o macho da raça, Berro d'Água da Quinta.


 


Destaque Crioulo


No domingo, dia 14, aconteceu em conjunto com o Rookie Day Brasil o primeiro Dia do Amador, denominado 1º Non Pro Day, que teve a participação de 20 conjuntos. Histórico, o primeiro no mundo teve como país-sede o Brasil. O detentor da nota mais alta foi o cavaleiro Evandro Levendosk com o macho da raça Crioula, Berro d'Água da Quinta. Mais uma vez, a força do Cavalo Crioulo garantiu para a raça mais uma conquista memorável.


 


Para o presidente da ANCR, Francisco Moura, o 1º Non Pro Day visa dar visibilidade ao cavaleiro amador. “Queremos mostrar a força do cavaleiro amador e transportar para todo o mundo esse formato, que é bastante válido não somente para os iniciantes, mas também aos amadores”, celebrou.


 


Evento aprovado


Por ter sido um sucesso, mais nove eventos desse porte estão programados para ocorrer na América do Sul, distribuídos entre Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile. Criado em 2002, o Rookie Day é adotado pela Reining Horse Sports Foundation (RHSF), fundação da Associação Americana de Rédeas (NRHA). No Brasil, o evento foi viabilizado pelo diretor internacional da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), João Marcos de Arruda Pires.


 


“O grande objetivo é propagar cada vez mais o esporte. A RHSF tem como característica dar suporte aos cavaleiros, custeando tratamentos ou funerais, por exemplo, e aposta muito na educação, promovendo Clínicas e Rookie Days por todo o planeta. Foi um dia realmente memorável para a Rédeas, não só no Brasil”, celebrou o presidente da ANCR, João Marcos.


 


O formato


Na primeira metade do dia, os participantes recebem treinamento de diversos instrutores experientes, que trabalham manobra por manobra e a dificuldade de cada um, separados em grupos. Em seguida, no período da tarde, competem divididos por equipes, tendo ao final um campeão individual e a equipe campeã. A finalidade do evento é ensinar e melhorar a técnica da modalidade, preparando os futuros competidores para iniciar nas provas para valer.