Logo -
sombra

Piratini expõe seu plantel e define grandes campeões

07 DE DEZEMBRO DE 2015 - ATUALIZADA EM 07 DE DEZEMBRO DE 2015 | Redator: Kamilla Alves/ABCCC

Criadores e entusiastas da raça Crioula reuniram-se durante a sexta-feira para prestigiar a seletiva morfológica da capital farroupilha. O evento, organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Piratini, esteve sob os cuidados do técnico credenciado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Daniel Rossato.


 


A mostra reuniu um total de 41 exemplares – 27 fêmeas e 14 machos- que tiveram suas aptidões julgadas por Frederico Araújo e definiu como Grande Campeã e Campeã Potranca Menor, a égua de pelagem baia ruana e filha de Guanabara João de Barro e Capella La Tequila, Guanabara Parrilera. Já, o detentor da escarapela de Grande Campeão, Campeão Cavalo Menor e Melhor Exemplar da Raça foi o descendente de Maragato dos Alpes e Guabanara Fanfarrona, Guanabara Nunca Más que solidificou a expressividade da Estância Guanabara, estabelecimento responsável pela criação dos dois animais.


 


Segundo o profissional responsável pela disputa, o grande destaque desta –além dos grandes campeões- foram os animais inscritos nas categorias potrancas e cavalos menores. “Uma competição de nível excelente e acirradíssima”, comenta Rossato.


 


Confira os resultados (ainda não homologados pela ABCCC):


 


FÊMEAS


 


Grande Campeã e Campeã Potranca Menor


Guanabara Parrillera, filha de Guanabara João de Barro e Capella La Tequila; criador e expositor Luiz Carlos da Silva Carvalho Júnior, Estância Guanabara, Rio Grande.


 


Reservada Grande Campeã e Campeã Égua Menor


Senzala 149 da Recalada, filha de Maragato dos Alpes e Medialuna 42 da Recalada; criador e expositor Fábio Langlois Ruivo, Cabanha Recalada, Pelotas/RS.


 


3ª Melhor Fêmea e Res. Grande Campeã Égua Menor


JI Nativa, filha de Índio da Escondida e Viragro Carretera; criadora e expositora Inês Nicoloso de Castro, Estância Santa Inês, Bagé/RS.


 


4ª Melhor Fêmea e 3ª Melhor Potranca Menor


Uma Gata 200 da Recalada, filha de Maragato dos Alpes e Prometida 74 da Recalada; criador e expositor Fábio Langlois Ruivo, Cabanha Recalada, Pelotas/RS.


 


MACHOS


Grande Campeão, Campeão Cavalo Menor e Melhor Exemplar da Raça


Guanabara Nunca Más, filho de Maragato dos Alpes e Guabanara Fanfarrona; criador e expositor Luiz Carlos da Silva Carvalho Júnior, Estância Guanabara, Rio Grande/RS.


 


Reservado Grande Campeão e Res. Grande Campeão Cavalo Menor


Nochero do Liscano, filho de Festeiro do Itapororó e BT Macaca do Junco; criador e expositor Pietro e Giuliano Pereira Zanetti, Fazenda Liscano, Arroio Grande/RS.


 


3° Melhor Macho e Campeão Potranco Maior


Guanabara Ouro 18, filho de Guanabara João de Barro e Guanabara Espora; criador Luiz Carlos da Silva Carvalho Júnior e expositor Pedro da Silva Farias, Rio Grande/RS.


 


4° Melhor Macho e 3° Melhor Cavalo Menor


SJ Caudilho II, filho de Umbú do Pastoreio e SJ Regalada; criador Lugajo Agricultura e Pecuária LTDA. e expositor Cabanha Leguisamo, Rio Grande/RS.