Logo -
sombra

Mococa recebe Exposição Morfológica

25 DE OUTUBRO DE 2015 - ATUALIZADA EM 26 DE OUTUBRO DE 2015 | Redator: Alexandre Quevedo/ABCCC

O município paulista de Mococa foi palco da 7ª Exposição Morfológica da Raça Crioula neste final de semana. Sob as avaliações de Mário Móglia Suñe, mais de 60 animais (41 na disputa pelos Grande Campeonatos e 20 na Morfologia Incentivo) entraram na pista do Parque de Exposições André de Lima, no sábado (24/10). O comando técnico do evento ficou por conta de Heitor Cheuiche Coelho, supervisor credenciado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)


 


Entre as fêmeas, a égua Boneca da Anita, da Estância Tamareira, de Santa Rita Passo Quatro/SP, levou os títulos de Campeã Égua Adulta, Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça. Nos machos, o cavalo zaino colorado, Forasteiro da Fazfar, da Fazenda Faria, de Piedade/SP, foi laureado com as escarapelas de Campeão Potranco Maior e Grande Campeão.


 


Suñe avaliou a prova como um evento que confirma a evolução da raça no centro País e apresenta animais de qualidade. “Tanto as éguas, quanto os machos premiados se destacaram pela representatividade racial que demostraram”, comentou o jurado que ainda elogiou o trabalho realizado pela ABCCC. “Tivemos uma prova muito satisfatória e cabe ressaltar o trabalho realizado pelo analista de Expansão da Associação, Gérson de Medeiros, que é um braço direito para os núcleos mais distantes do Sul”, finalizou.


 


Integração no Centro do País


 


Apesar de ser realizado do estado de São Paulo, o evento organizado pelo Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos em parceria com a ABCCC, integrou participantes dos estados vizinhos de Minas Gerais e Paraná.


Para o analista, a exposição apresentou um forte nível de competitividade e comprovou o alcance do cavalo Crioulo. “Vimos em pista animais dos estados dos três estados muito bem preparados morfologicamente, e um nível muito alto, principalmente na categoria das fêmeas”, comentou Medeiros.


 


Ele ressaltou ainda a importância de dar segmento ao projeto de expansão e aperfeiçoamento da mão de obra. “É um fator básico e essencial para o sucesso em um criatório de equinos. Tivemos um curso preparatório para cabanheiros antes do evento e conferimos em pista que um pouco do que foi passado já estava em prática”, disse o representante da ABCCC.


 


Confira o resultado (ainda não homologado pela ABCCC):


 


FÊMEAS


 


Melhor Exemplar -  Grande Campeã


Boneca da Anita, filha de Ganadero da Harmonia e Boneca da Harmonia; criadores Giovana Ely Flores e Augusto Luís Dias, expositores Carla Musa e Onécio Silveira Prado Júnior, Estância Tamareira, Santa Rita Passo Quatro/SP.


 


Reservada Grande Campeã


Paleteada do Amanhecer filha de BT Jurado e AS Malke Fartura; criador Fábio Bellotti Moura, expositor Ricardo Pinto Faria, Fazenda Faria, Piedade/SP.


 


3ª Melhor Fêmea


Debochada do Macanudo, filha de Pergaminho AA e Soberba do Macanudo, criadores Mauro e Telmo Ferreira, Lavras do Sul/RS, expositores Carla Musa e Onécio Silveira Prado Júnior, Estância Tamareira, Santa Rita Passo Quatro/SP.


 


4ª Melhor Fêmea


Invernada da Tamareira, filha de Boneco do Aceguá e Boneca da Anita; criadores e expositores Carla Musa e Onécio Silveira Prado Júnior, Estância Tamareira, Santa Rita Passo Quatro/SP.


 


MACHOS


 


Grande Campeão


Forasteiro da Fazfar, filho de Índio do Boeiro e BT Sonhada; criador e expositor Ricardo Pinto Faria, Fazenda Faria, Piedade/SP.


 


Reservado Grande Campeão


Estribillo da Fazfar, filho de Uruguaio do Purunã e ARC Aparecida criador e expositor Ricardo Pinto Faria, Fazenda Faria, Piedade/SP.


 


3º Melhor Macho


El Matador Sierra Bessa, filho de Butiá Presidente e Maria Bonita II da Escondida, criador Thor Construtora Ltda, expositor Condomínio El Matador Sierra Bessa, Santa Rita do Passa Quatro/SP.


 


4º Melhor Macho


Cacique da Madrugada, filho de Índio do Boeiro e Obra Prima da República; criador Luiz Felipe Martins Bastos, expositor Rafael Depetris Haddad, Cabanha RDH, Salto do Pirapora/SP.