Logo -
sombra

Campana Têmpera e Gideon do Vale Encantado são os destaques em Morfologia de Jaguarão/RS

25 DE OUTUBRO DE 2015 - ATUALIZADA EM 26 DE OUTUBRO DE 2015 | Redator: Kamilla Alves/ABCCC

Dentre os diversos eventos da raça que ocorreram durante o final de semana, a programação do cavalo Crioulo foi agraciada com mais uma edição da Exposição Morfológica de Jaguarão/RS. A cidade heróica recebeu de braços abertos criadores e adoradores que prestigiaram 44 animais que mostraram suas habilidades durante a mostra.


 


Despontando a fila entre as potrancas estava a égua colorada, Campana Têmpera, filha de Mananero Jalisco e Campana Ida e Vuelta. Gideon do Vale Encantado, o herdeiro de Ganadero da Harmonia e Querendona do Purunã, puxou a fileira entre os garanhões. Exemplares que tiveram suas qualidades morfológicas julgadas por Luis Carlos Cassal Albuquerque.


 


O evento, realizado entre os dias 23 e 24, foi organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) de Jaguarão e esteve sob responsabilidade técnica de Rouget Wrege, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).


 


Confirmando qualidade


Segundo Wrege, foi um evento merecedor de grande destaque. Uma exposição com excelente nível, um ambiente muito fraterno e acolhedor que, embora a pista um pouco deteriorada devido chuva, dispôs de um bom público. Quanto ao julgamento, o técnico ressalta a didática aplicada por Luis Albuquerque. "Tivemos um julgamento muito didático e esclarecedor. Todos os comentários feitos pelo jurado foram pertinentes e detalhados", comenta.


 


Conforme o técnico, a competição contou com um plantel riquíssimo e de alta qualidade. Ressaltando a contribuição da Cabanha da Campana que trouxe os exemplares que atingiram as médias mais alta entre as fêmeas, tanto no grande campeonato quanto na categoria incentivo.


 


Confira os resultados (ainda não homologados pela ABCCC):


 


FÊMEAS


Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça


Campana Têmpera, filha de Mananero Jalisco e Campana Ida e Vuelta; criador e proprietário Mário Móglia Suñe, Cabanha Campana, Bagé/RS.


 


Reservada de Grande Campeã


Qualidade da Coxilha Alta, filha de RZ Redoble da Carapuça e Sevilha da Coxilha Alta; criador e proprietário Cláudio Franco Gonçalves, Estância Coxilha Alta, Jaguarão/RS.


 


3ª Melhor Fêmea


Quitanda da Coxilha Alta, filha de RZ Redoble da Carapuça e Guerreira da Coxilha Alta; criador e proprietário Cláudio Franco Gonçalves, Estância Coxilha Alta, Jaguarão/RS.


 


4º Melhor Fêmea


Guapuruma Jandaia, filha de Zepelim Igiquiquá e Safira Igiguiguá; criador e expositor André Luiz Narciso Rosa, Cabanha Guapuruma, Navegantes/SC.


 


MACHOS


Grande Campeão


Gideon do Vale Encantado, filho de Ganadero da Harmonia e Querendona do Purunã; criador Marco Antônio Doti e proprietário Samuel da Silva Velho.


 


Reservado de Grande Campeão


Igualito da Charqueada, filho de Nochero Chispero e Guampa Biznaga; criador Jacó Edmundo Wieand e proprietário Baraúna Agropastoril Industrial LTDA., Cabanha Baraúna, Arroio Grande/RS.


 


3º Melhor Macho


Los Hermanos Entonado, filho de Ganadero da Harmonia e Encarnación da Harmonia; criador e expositor Fernando Moraes Mello e irmãos, Cabanha Los Hermanos, Jaguarão/RS.


 


4º Melhor Macho


Ojos Negros de Santa Hilária, filho de BT Languedoc e Baronesa da Santa Hilária; criadores e expositores Wilson Xavier Bence e Willian B. Bence.


 


Clique aqui para conferir todas as fotos do evento.