Logo -
sombra

Raça marca presença na final do Campeonato Paulista de Enduro Equestre

21 DE OUTUBRO DE 2015 - ATUALIZADA EM 21 DE OUTUBRO DE 2015 | Redator: Francine Neuschrank/ABCCC

O Campeonato Paulista de Enduro Equestre, organizado pelo Instituto Enduro Brasil (IEB), chegou ao fim e o cavalo Crioulo mais uma vez demostrou a sua competitividade e capacidade de integração com as outras raças. Na última etapa da competição interraças, decisão realizada entre os dias 17 e 18 de outubro no Marco Zero em Araçoiaba da Serra/SP, os exemplares Crioulos marcaram presença como participantes, subindo ao pódio e ainda em um sorteio de um potro entre os competidores inscritos.


 


Na disputa, os jovens enduristas foram o grande destaque entre os representantes da raça na decisão. Martina Ávila Xavier participou do chamado “Endurinho”, categoria que através da diversão incentiva as crianças a desenvolverem o gosto pela prova e se tornarem possíveis novos competidores, garantindo assim a continuidade do esporte. A pequena concorreu com a fêmea Perdoname La Invernada, animal de propriedade de Paulo Almeida Prado, da Cabanha Paulista, localizada no estado paulista.


 


Na categoria Mirim (80 km livre), o lugar do cavalo Crioulo brilhar foi o topo do pódio. A façanha foi alcançada por João Pedro Garcia Medeiros, jovem que encarou os obstáculos naturais da prova em companhia da égua Soñadora La Invernada, outro exemplar da Cabanha Paulista.


 


Potro Crioulo é sorteado entre os participantes


 


O sorteado para levar para casa o potro Doutor II da Bandeira, exemplar que carrega a linhagem de campeões nas provas de resistência, foi Antônio Malta de Alencar Neto, da cidade de São João da Boa Vista/SP. Comemorando o presente recebido, o ganhador garante que fará bom uso do animal. “Já tinha muita vontade de me aproximar da raça Crioula”, revela.


 


O animal foi doado por José Carlos Afonso, da Estância Bandeira no município de Jaguarão/RS. Doutor II da Bandeira detém a linhagem marcheira tradicional, sendo filho de importantes nomes da modalidade como Pica Flor La Invernada e Imalaia do Cinco Salsos.


 


Interação e expansão


 


A doação e sorteio do potro foram uma ação realizada através da parceria entre os criadores crioulistas adeptos das modalidades de resistência - com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) - buscando fomentar a presença da raça Crioula no ramo endurista e também fora da região Sul do Brasil, onde é predominante.


 


A participação em eventos que reúnem diferentes raças é outra estratégia que visa incentivar a interação e a aproximação com outros cenários. A última etapa do Campeonato Paulista de Enduro Equestre, por exemplo, ocorreu junto à Exposição Nacional da Raça Anglo-Arabe e recebeu a presença das diversas raças equinas existentes no país - entre elas, além do Árabe e do Crioulo, o Manga Larga e o Puro Sangue Inglês - fazendo com que os crioulistas pudessem expor as características da raça e interagir com diferentes perfis de admiradores do mundo equestre.