Logo -
sombra

Na Cabanha argentina La República são conhecidos os Inéditos de Ouro

24 DE SETEMBRO DE 2015 - ATUALIZADA EM 24 DE SETEMBRO DE 2015 | Redator: Pedro Henrique Krüger/ABCCC

Nove fêmeas e sete machos habilitaram-se à Classificatória Internacional para o Freio de Ouro 2016 após as finais que ocorreram no último fim de semana, na Argentina, na credenciadora realizada na Cabanha La República. No total, 35 animais participaram.


 


A fêmea Del Siete Necesidad, sob o comando do ginete Juan Martin Benitez, e o macho Entrerriano Viento, com o ginete Hugo Noguera, foram os Inéditos de Ouro - assim chamados na Argentina -, vencedores da classificatória de La República. O prêmio ao ginete destaque foi recebido por Hugo Noguera, da Cabanha La Entrerriana, já campeão Inédito de Ouro.


 


Outro momento notório do fim de semana, foi a participação, pela primeira vez, de uma mulher em uma credenciadora argentina. A ginete Bianca Segura, de apenas 15 anos, gravou o seu nome na história após participar com a fêmea Marangatú Lagarta da Cabanha Los Rincones. Mais uma marca do progresso do Freio no país vizinho.


 


A credenciadora na Cabanha La República foi a terceira deste ano na Argentina, porém ainda restam mais três credenciadoras para 2015: Cabanhas Santa Aurelia, Curuzú Cuatiá e Jesús María.


 


Representante brasileiro entre os jurados


 


O criador Mauro Raimundi Ferreira, que já foi presidente, vice-presidente e diretor da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), foi o representante brasileiro da entidade e julgou os equinos machos e fêmeas. “Eu vi lá um ambiente muito bom, com boas pistas, bons animais e bons ginetes, e eu vejo que o Freio está se sedimentando dentro da Argentina”.


 


Para o ex-presidente, as pessoas estão reconhecendo o valor de avaliação da raça. “O material genético argentino é muito bom, agora é uma questão de provar nas pistas a parte de doma, treinamento e apresentação”, diz.


 


Além de Mauro Ferreira, que julgou machos e fêmeas, o júri foi formado por Rodrigo Vivar e Leandro Decotto (machos) e Carlos Cattani e Ignacio Nicotra (fêmeas). Joaquin Tapia foi o técnico da prova enquanto que o responsável pela organização das notas foi Tomas Fohrig.


 


Acesse aqui as notas finais da disputa.


 


Confira o resultado:


 


Fêmeas


Del Siete Necesidad, filha de Tatuti Mozito e Del Siete Necesitada; criadores e expositores Moneta e Raul Juan Pedro, Cabanha La República.


Ginete: Juan Martin Benitez


Nota: 18,531


 


Chake 4051, filha de Nochero Alocado e Chake Ermelinda; criadores e expositores Matho Garat e Ricardo Domingo, Cabanha La Estrella


Ginete: Ramon Eduardo Diaz


Nota: 18,090


 


Iko Cleopatra, filha de Vilcun Nido e Golilla Cumplida; criadores e expositores Amorena e Ramiro, Cabanha El Campito


Ginete: Marcelo Segura


Nota: 17,989


 


Entrerriana Viznaga, filha de Tatuti Mozito e Entrerriana Quitapenas; criadores e expositores Cabanha La Entrerriana S.R.L.


Ginete: Hugo Noguera


Nota: 17,964


 


Machos


Entrerriano Viento, filho de Tatuti Mozito e Entrerriana Quitapenas; criadores e expositores Cabanha La Entrerriana S.R.L.


Ginete: Hugo Noguera


Nota: 17,621


 


Clementina Corajudo, filho de Malarriado Lengua De Loro e Berabevu Torniqueta; criadores e expositores Cagliero e Matias, Cabanha La Clementina


Ginete: Nicolas Merigo


Nota: 17,497


 


Del Oeste Cartucho, filho de Tañido Vampiro e Del Oeste Cosita; criadores e expositores La Esperanza De Ballester S.R.L.


Ginete: Pedro Moglia


Nota: 17,290


 


Charque Sereno, filho de Mañanero Arrabalero e Charque Jitana; criadores e expositores Suc. Julio Alberto Ballester, Cabanha San Arsenio


Ginete: Julio A. Ballester


Nota: 16,482