Logo -
sombra

Doação de potro Crioulo ocorre na Final do Campeonato Paulista de Enduro

17 DE SETEMBRO DE 2015 | Redator: Kamilla Alves/ABCCC

Conhecido por sua solidariedade e companheirismo, o público crioulista está sempre reafirmando esta característica. E quando se trata da relação do Crioulo com outras raças e modalidades, isso não poderia ser diferente. Por este e outros motivos, o criador José Carlos Afonso da Estância Bandeira, localizada no município de Jaguarão/RS, decidiu doar um exemplar da Raça ao Instituto Enduro Brasil (IEB).


 


De pelagem rosilha, Doutor II da Bandeira é de linhagem marcheira tradicional e filho de grandes nomes da modalidade como Pica Flor La Invernada – irmão inteiro da Malita La Invernada, campeã da marcha FICCC e recordista desde 2010 até o presente momento- e Imalaia do Cinco Salsos, irmã paterna Patrícia dos Cinco Salsos, vencedora da marcha em Alegrete (2002) e 2ª colocada em Jaguarão, em 2003. O potro de um ano e três meses encontra-se hospedado na Fazenda Capoava localizada em Itu/SP, sob os cuidados de Paulo Almeida.


 


Essa doação se dará no dia 18 de outubro, no encerramento do Campeonato Paulista da modalidade, realizado no Marco Zero em Araçoiaba da Serra/SP, onde esse exemplar será sorteado entre os inscritos no evento e este será realizado através do número do colete de cada competidor. A ação é uma parceria entre os criadores crioulistas adeptos das modalidades de resistência com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e tem o intuito de fomentar a presença da raça Crioula no ramo endurista.


 


Segundo o analista de expansão da ABCCC, Gerson Medeiros, este tipo de ação é de grande importância pois proporciona que praticantes da modalidade e adeptos de outras raças, tenham a oportunidade de conhecer o potencial do o cavalo Crioulo na resistência. Além de ter a possibilidade de treinar um animal da raça para esse tipo de prova. “É um estímulo aos nossos criadores à participarem desta modalidade e, também, uma forma de introduzir o Crioulo de forma mais intensa na mesma”, completa.


 


Para o presidente do Instituto Enduro Brasil, Sívlio Arroyo, a relação estabelecida entra a Associação e a entidade é de grande importância, tanto para o esporte quanto para a raça Crioula. “É uma parceria onde ambos lados ganham. Os criadores, com a oportunidade de fomentar o Crioulo e nós, com o fato de estarmos em contato com criadores completos, pois criam o animal e também são usuários deste.”