Logo -
sombra

Família Lemos é a mais rápida e vence a Campereada 2015

02 DE SETEMBRO DE 2015 - ATUALIZADA EM 03 DE SETEMBRO DE 2015 | Redator: Andressa Barbosa/ABCCC

Há seis anos eles buscam o mesmo objetivo, traçado entre as conversas nas rodas de chimarrão e os treinos que os levariam ao pódio da Campereada na Expointer. E finalmente, como todo o crioulista que acredita em um sonho e o percorre no lombo de um Crioulo, esse dia chegou e o trio da Família Lemos, de Mostardas/RS, se consagrou campeão modalidade em 2015 em uma disputa definida por 49 centésimos de diferença.


 


Nas 36 voltas que definiram na tarde desta quarta-feira (2) os mais ágeis na condução dos bois numerados até a mangueira, 18 equipes mostraram que é no entrosamento entre os ginetes que a aptidão vaqueira do Crioulo se evidencia. Na final deste ano, pelo segundo ano consecutivo, o trio formado por João Vitor Claus Dutra, Candido Dutra e Ricardo Perez montando Oca da Morada Nova, Iguaria da Morada Nova e Pedra Moura da Morada Nova, movimentou as apostas na arquibancada quando fez um dos melhores tempos da prova. Juntos, eles ergueram as mãos com os novilhos encerrados em um minuto, 57 segundos e 53 centésimos.


 


O momento deles 


Mas o dia era mesmo de Alexandre Lemos no comando de Brisa de Mostardas, Euclides Lemos, no de Xanga de Mostardas e David Lemos, no de Tarumã de Mostardas, surpreenderem novamente o público ao colocarem para fora o grito de celebração de um trabalho bem feito em um minuto, 57 segundos e quatro centésimos. “São anos de dedicação à equipe. Sempre pensamos que uma hora íamos chegar lá e trabalhamos para isso. E então esse dia chegou”, comemora Euclides Lemos, da Cabanha Condessa.


 


Na opinião do filho de Euclides, David, os vários anos dedicados a desenvolver cada vez mais a arte de encerrar o gado com agilidade influenciaram seu desempenho na pista do Parque Assis Brasil, em Esteio/RS. “Acredito que foi a experiência de anos competindo na campereada e um pouco de sorte que nos deu a vitória”, afirma.


 


Para o companheiro de equipe, Alexandre Lemos, o companheirismo entre os três, aliados à aptidão vaqueira e qualidades dos exemplares montados foi o que fez a diferença. “O segredo da vitória é ter cavalos bons e união entre nós”, enfatiza.


 


Os mais rápidos do ano


De acordo com o jurado Fernando Gonçalves do Nascimento - que dividiu a responsabilidade de avaliar os trios da decisão com Ciriaco Macedo Py – os competidores tiveram a seu favor um bom gado e com isso puderam realizar grandes performances. “O que definiu os vencedores foi realmente o conjunto. Os que se saíram melhores foram aqueles que estavam mais entrosados e organizados. Isso resultou na conclusão das provas com maior rapidez”, observa.


 


Selo de Raça


Quem também teve suas qualidades reconhecidas foi a fêmea tordilha Mala Bruxa da Fivela, de Clóvis Bañolas Barros Neto, da Estância Estrela, de Júlio de Castilhos/RS que foi agraciada com o Selo de Raça.


 


Campereada 2015


A supervisão técnica da prova esteve à cargo de Frederico Vieira Araújo e Luciano Corrêa Passos, profissionais credenciados à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). No dia, a transmissão online contou com a apresentação de Guilherme Hamm e do supervisor credenciado à Entidade, Marcelo Montano Coelho.


 


Confira o resultado:


 


1º lugar


 


Alexandre Lemos montando Brisa de Mostardas, Euclides Lemos montando Xanga de Mostardas e David Lemos montando Tarumã de Mostardas


6 bois - 1’57”04


 


2º lugar


João Vitor Claus Dutra montando Oca da Morada Nova, Cândido Dutra montando Iguaria da Morada Nova e Ricardo Perez montando Pedra Moura da Morada Nova


6 bois - 1’57”53


 


3º lugar


Galeno Barros montando Tirana da U, Felipe Scherer montando Francesa da Santa Juvita e Adelar Pires montando Jeitoso de Santa Angélica


6 bois - 2’3”31