Logo -
sombra

Acontece a 1ª Prova Estância Tamareira de Ranch Sorting

13 DE AGOSTO DE 2015 - ATUALIZADA EM 13 DE AGOSTO DE 2015 | Redator: Rochele Ücker/ABCCC

Fomento e evolução da raça. No sábado, 8 de agosto, o município de Santa Rita do Passa Quatro/SP foi sede de um acontecimento inédito. O evento, organizado pela RSNC Brazil e realizado na propriedade do vice-presidente de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Onécio Prado Júnior, deve ser lembrado com apreço, pois marca a realização da primeira prova oficial inter-raças de Ranch Sorting.


 


A prova, intitulada 1ª Prova Estância Tamareira de Ranch Sorting, é o começo de um novo capítulo a ser escrito na história da raça. Faz parte de um plano maior. Integra a Copa Estância Tamareira, projeto que pretende introduzir a modalidade de forma efetiva no calendário da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).


 


Iniciantes não ficam para trás


Conforme o previsto pelo próprio regulamento da modalidade, os inscritos foram separados em divisões distintas – determinadas por Handicap – para que, através da compensação de tempo, inexperientes e experientes pudessem disputar em condições de igualdade. Ao todo, foram 200 participantes, concorrendo em 9 divisões.


 


O responsável pelo Departamento de Marketing da RSNC Brazil, Freitas Neto, explica, “por se tratar de uma modalidade nova, os cavaleiros foram, aos poucos, se soltando. Durante as competições foram desenvolvendo a técnica e o conhecimento necessário para obter bons resultados. Todos se mostraram satisfeitos com o evento que propiciou a todos um dia muito agradável com suas famílias, amigos e seus belos animais”.


 


A modalidade


Também conhecida como Apartação entre Currais, a prova de origem norte-americana é disputada em duplas e tem como objetivo a apartação de um lote de 12 reses entre dois currais circulares de aproximadamente de 18 metros de diâmetro, unidos por um vão de cerca de quatro metros.


 


Serão vencedores aqueles que, em menor e na devida ordenação, conseguirem apartar as dez novilhas numeradas do lote. A divisão dos competidores é feita conforme o handicap, o que possibilita a participação de adversários com pouca experiência em equitação. A concorrência, dessa forma, é feita de igual para igual.


 


Mais informações sobre a modalidade - em ascensão no Brasil - podem ser obtidas no site da Ranch Sorting National Championships (RSNC), que é a filial nacional da empresa que gerencia a modalidade nos Estados Unidos.